|

Fiéis rezam, ajoelham e beijam o chão cem vezes durante romaria no Piauí

Cerca de 40 mil fiéis participaram da romaria em Santa Cruz dos Milagres.
Católicos afirmam que os gestos simbolizam a crucificação de Jesus Cristo.


Movidos pela fé, milhares de pessoas se reuniram neste sábado (3) no adro da igreja matriz da cidade de Santa Cruz dos Milagres, localizada a 160 Km de Teresina. No local acontece a tradicional romaria que leva o nome do município e que existe há mais de um século. De acordo com a igreja, cerca de 40 mil fiéis participaram do ritual religioso, que exige muito esforço dos romeiros, já que eles rezam, ajoelham e beijam o chão cem vezes. Os gestos simbolizam a crucificação de Jesus Cristo.
Para muitas pessoas, o sacrifício é uma forma de agradecimento à Santa Cruz dos Milagres pelas graças alcançadas. O vaqueiro Francisco Pereira Costa é um destes fieis, ele veio agradecer pelas chuvas que caíram no sertão do Piauí este ano.
"Considero isso como um milagre, pois moramos numa região carente de chuva. Além disso, em anos anteriores quando fomos atingidos por uma seca terrível, perdemos vários animais. Agora posso dizer que meus bichos estão com a vida garantida devido ao bom inverno", disse.
Para o padre Francimilson Gonçalves, a cada ano a romaria de Santa Cruz conta com a participação de romeiros de todas as idades. "A cada edição da Invenção da Santa Cruz percebemos que jovens, adultos e idosos participam. O que move o homem do campo e da cidade é a fé na santa. Isso é uma tradição secular que passa por gerações", afirmou o pároco.
 O casal de agricultores Joana Maria da Conceição e Francisco Ferreira, ambos de 78 anos, enfrentaram uma viagem de quatro horas para chegar à cidade de Santa Cruz dos Milagres. "Saímos de Valença às 2h e chegamos às 6h. Não nos sentimos cansados, pois o que nos trouxe até aqui foi a nossa fé. Agradeço a Santa Cruz pelas graças alcançadas", contou Joana.

fonte:G1piaui