78% dos brasileiros com web móvel têm apps como o WhatsApp
Segundo pesquisa, brasileiros também acessam a internet por dispositivos móveis para baixar apps, ver vídeos ou ouvir música.
De acordo com um estudo da Qualcomm, 78% dos usuários da internet móvel no Brasil utilizam algum aplicativo de mensagens instantâneas, como WhatsApp, WeChat, Sykpe, Hangouts, entre outros.
O valor significativo ainda fica atrás do México, onde 92% das pessoas
usam esse tipo de app ao acessar a internet móvel. Isso mostra a
importância da base de usuários para esses aplicativos, vista também com
a recente compra do WhatsApp pelo Facebook por US$ 19 bilhões.
Os brasileiros
também usam a internet nos dispositivos móveis para acessar serviços
multimídia (64%), jogar (25%), usar serviços bancários online (25%) e
fazer compras (11%). Baixar aplicativos é uma atividade citada por 65%
dos respondentes, e a maioria dos downloads são gratuitos (93%). Dos
aplicativos baixados, 76% são internacionais e somente 15% têm conteúdo
local.
Em uma comparação com outros países, o uso da banda larga
móvel no Brasil contabiliza 4,88 pontos do total de cem, enquanto o
México tem 4,28, os Estados Unidos têm 18,75 e o Reino Unido tem 24,15.
“Apesar das diferenças, há muito espaço para o Brasil crescer. O País
tem muito potencial de crescimento em aplicativos, m-commerce, e
serviços de entretenimento em geral”, disse Raphael Steinhauser,
presidente da Qualcomm para a América Latina.
A pesquisa foi feita a partir de 1.400 entrevistas com usuários
de internet e telefonia móvel no Brasil. Foram classificados três perfis
de consumidores para o estudo. Do total, 36% dos entrevistados possuem
um feature phone, celular que não tem conexão 3G, além de outros
dispositivos como PC. Já 41% dos pesquisados possuem um smartphone e
outros dispositivos, e 21% têm um smartphone e usam pelo menos três
aparelhos para se conectar à internet. Os outros 2% não têm telefone
celular.
Dos consumidores que possuem somente um feature phone, 70% o
substituiriam por um smartphone. Dos 30% que não trocariam, 60% dizem
ser pela falta de interesse no smartphone e 22% por achar que os
aparelhos inteligente são caros.
Banda larga fixa O uso da internet fixa no País é definido
principalmente pelas redes sociais. São 89% dos entrevistados que
acessam a esses serviços, contra 51% no Reino Unido. Os serviços
multimídia, como música e vídeos, seguem em segundo lugar, citados por
69% dos respondentes. As compras online são feitas por 60% dos
brasileiros, e os serviços bancários na web contam com 38% dos usuários.
fonte: Terra