|

Piauiense ganha pela primeiva vez Prêmio Jabuti de Literatura

Pela primeira vez o Piauí conquistou o Prêmio Jabuti de Literatura, considerado a maior premiação literária do Brasil. O responsável pelo feito foi o professor de História da Universidade Federal do Piauí (UFPI), João Kennedy, com o livro 'Ritmo espontâneo: organicismo em raízes do Brasil de Sergio Buarque de Holanda'.


A obra ficou em segundo lugar, entre três premiadas, na categoria Ciências Humanas. Segundo o historiador, ganhar o prêmio na era seu objetivo, mas a conquista o deixou muito honrado. O livro é uma parte da tese de Doutorado de João Kennedy, na qual ele se debruça sobre dois livros de Sérgio Buarque, Raízes do Brasil e Caminhos e Fronteiras.
"O livro premiado consiste somente na interpretação que eu faço de Raízes do Brasil", explica o professor.
Ainda de acordo com Kennedy, a obra é resultado da paixão por estudar Sérgio Buarque e todas as suas obras. No recorte, o historiador traça a visão de mundo deixada por Sérgio Buarque, um historiador com formação em Direito, crítico literário, jornalista, modernista e organicista.
"O trabalho é uma interpretação do modo de ser da sociedade brasileira e uma valorização do ser. O que Sérgio nos propõe é que nós sejamos nós mesmos e nos insiramos na modernidade sendo nós mesmos, sem perder as nossas características mais valiosas", sintetiza João Kennedy.




Fonte:G1piaui