|

Piauí vai ofertar 10 mil novas vagas no ensino profissionalizante em 2013


Com evolução no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o ensino fundamental aparece em destaque no que se refere a educação em tempo integral - jornada escolar com sete ou mais horas de duração. O censo aponta que a rede pública, em 2012, registrou 2,1 milhões de matrículas na modalidade, o que significa crescimento de 26,6% em relação a 2011. No Piauí, o Governo do Estado já implantou 181 escolas de Tempo Integral e a meta é chegar a 350 unidades escolares, com o Mais Educação.

Também em crescimento, a educação profissional e tecnológica apresenta tendência de crescimento. Foi contabilizado 1,3 milhão de matrículas em 2012 - crescimento de 8,9% em relação ao ano anterior.

Segundo Reinaldo Lopes, diretor de EnsinoTécnico-Profissional da Secretaria da Educação e Cultura (Seduc), o Piauí segue a tendência nacional e tem cerca de 23.500 alunos matriculados no ensino profissionalizante. “Em 2013, nossa meta é oferecer 10 mil novas vagas nessa modalidade de ensino”, diz, esclarecendo que atualmente o Estado tem 58 escolas de ensino profissionalizante e estão sendo construídas mais 8 unidades, sendo duas de grande porte e serão localizadas em Teresina e Esperantina e as demais espalhadas pelo interior.

No Piauí, as escolas de ensino profissionalizante oferecem cursos nas mais diversas áreas do conhecimento e em conformidade com a demanda do mercado de trabalho. “Temos cursos nas áreas de gestão, saúde, hospitalidade e lazer, edificações, mecânica, teatro, dentre outras”, informa Reinaldo.

A educação profissional é o acesso mais rápido ao mercado de trabalho. É também a aposta do poder público e privado para a manutenção do crescimento do Brasil.






fonte:piauinoticias