|

Aneel aprovou a redução de 8,55% na conta de luz dos consumidores do PI

Medida válida para clientes de baixa tensão, que são residências e comércio, a queda será de 9, 61%.


A Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou nesta terça-feira (27/08), a redução média de 8,55% na conta de luz dos consumidores da Eletrobras-PI, distribuidora de energia que atende ao Estado do Piauí. A decisão ocorreu durante reunião pública para analisar propostas de redução da tarifa de energia elétrica cobrada pela Eletrobras Piauí. A 3º revisão tarifária periódica da Aneel teve como ponto de partida a proposta de redução de 6,8% da tarifa de energia dos consumidores residenciais e de 2,55% para a indústria do Estado.
O barateamento passa a valer já nesta quarta (28/08). A medida é válida para os clientes de baixa tensão, que são residências e comércio, a queda será de 9,61%, em média. Para a alta tensão com indústria e grandes empresas consumidoras, será de 4,30%. A última revisão tarifária realizada no ano de 2009 e a tarifa residencial chegou a cair 5,88%. Na época, a Eletrobras atendia a 874 mil consumidores.
A agência recebeu durante todo o mês de julho propostas percentuais para redução. Duas entidades encaminharam sugestões, a própria Eletrobras e o Conselho de Consumidores da Eletrobras Piauí, que é formado pela Associação Comercial do Piauí e outras associações interessadas no tema.
Ainda em julho, a Aneel recebeu tanto da Eletrobras, como do Conselho de Consumidores, propostas para redução da tarifa. A revisão no valor ocorre a cada quatro anos, e deve garantir o equilíbrio das tarifas com base nos investimentos das concessionarias e na cobertura de despesas reconhecidas pela Aneel.


fonte: com informações do 180graus