|

Ex-prefeito de Uruçuí é condenado pelo TCE

Valdir Soares ficou conhecido por ter sido empossado 7 vezes como prefeito de Uruçuí, em 2011 e 2012.

Durante sessão realizada nesta quarta-feira, dia 03, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) decidiu pela reprovação das contas da Prefeitura de Uruçuí, além da aplicação de aplicação de multa e imputação de débito ao ex-prefeito Valdir Soares da Costa, gestor do exercício de 2010. Além disso, Valdir Soares foi considerado inabilitado para o serviço público, por um período de cinco anos.

A decisão dos conselheiros acatou o parecer do procurador do Ministério Público de Contas, Márcio Vasconcelos, que solicitava a condenação. O Tribunal também decidiu pela instauração de tomada de contas especial para apurar os indícios de que os recursos públicos referentes a convênios teriam sido gastos sem a devida comprovação.

Há ainda denúncias de emissão de notas frias, com indícios de desfalques e desvio de dinheiro, bens e valores públicos. A decisão do Tribunal e a cópia da documentação analisada serão encaminhadas à Polícia  Federal, Procuradoria da República Federal e ao promotor de Justiça da Comarca de Uruçuí, para providências.
Valdir Soares ficou conhecido por ter sido empossado sete vezes no cargo de prefeito de Uruçuí, nos anos de 2011 e 2012. Ele se ausentou do cargo por ter sido preso na Operação Geleira, da Polícia Federal, que investigou suposto uso de notas frias em pagamentos de municípios.





fonte:portalodia