|

MP pede a suspensão de obras da Barragem e Adutora dos Milagres

Justificativa é de que há indícios de irregularidade no procedimento licitatório.

 
O procurador da República Carlos Wagner Barbosa Guimarães, emitiu recomendação ao Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idep) para que o contrato para a construção da Barragem dos Milagres e Adutoras, no município de Santa Cruz dos Milagres, seja suspenso. A justificativa do Ministério Público Federal no Piauí (MPF/PI) é de que há indícios de irregularidade no procedimento licitatório. De acordo com um procedimento administrativo que tramita na Procuradoria da República no Piauí, o IDEP estaria aproveitando um procedimento licitatório e contrato firmado, ainda no ano de 2001, para iniciar a execução das obras.
Na recomendação, o procurador destaca que a lei até admite que licitações realizadas anteriormente à celebração de convênios possam ser utilizadas, mas desde que fique comprovado que a contratação é mais vantajosa do que a realização de uma nova licitação. Além disso, é preciso que o objeto da licitação seja compatível com o objeto do convênio e que a empresa  vencedora da licitação tenha mantido todas as condições de habilitação e qualificação exigidas à época da licitação.
O Instituto de Desenvolvimento do Piauí tem 15 dias para adotar as providências recomendadas e informá-las ao Ministério Público Federal. Caso não siga as recomendações, o Idepi pode sofrer pena de ajuizamento das ações cíveis e penais.





fonte:portalodia