|

Inscrições para a 'Olimpíada Brasileira de Matemática' já estão abertas

 O Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) já abriu na última segunda-feira (23), as inscrições para a 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a Obmep 2015.
Escolas interessadas poderão fazer as inscrições de seus alunos por meio do site da Olimpíada até 31 de março.
Nesta edição, a Obmep premiará 6.500 alunos com medalhas, entre elas 500 de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze, além de cerca de 46.200 com menções honrosas.
Com três níveis de participação (nível 1: alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; nível 2: alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; e nível 3: alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio), a Obmep é dividida em duas fases.
No dia 2 de junho, acontecem as provas da 1ª fase. Os alunos classificados farão a prova da 2ª fase no dia 12 de setembro, e os resultados serão divulgados no site da Olimpíada no dia 27 de novembro.
Oportunidade
Os 6.500 medalhistas da Obmep 2015 serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) que será realizado ao longo de 2016.
Além de premiar os estudantes com melhor desempenho na prova da 2ª fase, a Obmep também homenageia professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacaram em virtude do desempenho dos seus alunos.
Sobre a competição
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é uma atividade do Impa voltada para o ensino médio e fundamental.
Promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a Olimpíada foi criada em 2005 com o objetivo de estimular o estudo da matemática nas escolas públicas e revelar talentos.
A primeira edição da Olimpíada envolveu 10,5 milhões de alunos de 31 mil escolas (localizadas em 93,5% dos municípios brasileiros). Hoje a Obmep mobiliza mais de 18 milhões de alunos de cerca de 47 mil escolas (localizadas em mais de 99% dos municípios).
Na próxima segunda (23), também será lançado o novo site da Obmep. Na página além de informações sobre os programas correlacionados, alunos, pais de alunos e professores encontram materiais didáticos como bancos de questões e resolução, em vídeo, de provas de edições anteriores.
Confira abaixo cronograma desta edição e infográfico explicando principais diferenças entre a Obmep e a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM):

Fonte: com informações do brasil.gov