|

Piauí é o 5º Estado no número de habitação rural do país

Desde 2011, as construções habitacionais de ação direta do Estado e contratos formalizados com instituições como a Caixa Econômica Federal somam mais de 40 mil moradias. Inseridos nestes dados, está o da habitação rural, que vem se destacando nos últimos anos, com o número de contratações através do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).
Segundos dados da Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH), o Piauí é o quinto estado com o maior número de moradias na zona rural. No último registro divulgado em 2012, um total de 1.279 unidades habitacionais foi contratado pelo PNHR, através do Governo do Estado.

De acordo com a ADH, cada unidade habitacional custa R$25 mil, sendo que uma associação tem direito a 50 casas, desde que apresente um projeto que atenda a todas as exigências do PNHR.

“Construir casas na área rural tem duas grandes conquistas. Primeiro: reduz o déficit habitacional, melhorando a qualidade de vida das pessoas. Segundo: cria melhores condições para fixação do homem do campo, garantindo ao mesmo tempo a elevação da renda das famílias”, relata o governador Wilson Martins.

O programa de habitação rural é financiado com recursos do Orçamento Geral da União e do FGTS. O público a ser atendido é formado por agricultores familiares e trabalhadores do campo com renda de até R$15 mil. A construção das moradias tem caráter coletivo, os projetos devem ser apresentados através da associação de moradores, em grupos de, no máximo, 50 pessoas.

fonte: com informações do cidadeverde