|

Piauí terá primeiro Banco de Alimentos no início de 2013

O primeiro Banco de Alimentos do Estado será instalado no mercado da Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi). O diretor presidente da Ceapi, Alberto Monteiro Neto, esteve na manhã desta quinta-feira (26), na superintendência da Caixa Econômica Federal com o coordenador de contratações do banco, Roberto Carlos, para a entrega da última documentação necessária para dar início às obras.
A execução do projeto custará, em média, R$ 1,5 milhões e terá início no mês de março de 2013. Alberto Monteiro disse que a Central de Abastecimento do Piauí está em festa. “Estamos todos felizes porque o Piauí ganhará o seu primeiro Banco de Alimentos e este será na Ceapi".
O diretor presidente do órgão explicou que o Banco de Alimentos atua no recebimento de doações de alimentos considerados impróprios para a comercialização, mas adequados ao consumo. Segundo ele, os alimentos serão repassados para instituições da sociedade civil sem fins lucrativos que produzem e distribuem refeições gratuitamente a pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar.

Banco de Alimentos


O projeto Banco de Alimentos tem abrangência em todo o território nacional. Para que o município seja beneficiário do projeto consideram-se os seguintes fatores: municípios com população acima de 100 mil habitantes, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M), vulnerabilidade social, Insegurança Alimentar e Nutricional (INSAN), localização, percentual de famílias atendidas pelo Bolsa Família, e participação em outros programas de segurança alimentar e nutricional.

Nos Bancos de Alimentos, que podem ser em órgãos públicos, iniciativa privada ou sociedade civil, os gêneros alimentícios são recepcionados, selecionados, processados ou não, embalados e distribuídos gratuitamente às entidades assistenciais. Estas se encarregam de distribuir os alimentos arrecadados à população, seja através do fornecimento de refeições prontas ou o repasse direto às famílias vulneráveis. Em contrapartida, as entidades atendidas pelos Bancos de Alimentos participam de atividades de capacitação e educação alimentar.






fonte:portalaz