|

Piauí se candidata oficialmente para abrigar seleções na Copa 2014

Vila Olímpica de Parnaíba é o trunfo para incluir o Estado no torneio. 

O Piauí confirmou a inscrição do município de Parnaíba, litoral do Estado, como uma das sedes de centro de treinamento de seleções da Copa do Mundo de 2014. O comitê organizador deverá elaborar uma lista de 64 opções para as 32 equipes que vão disputar o torneio, mas a intenção é ampliar a lista para 80. Depois disso, cada seleção deverá escolher seu local. 
Maquete de como vai ficar a Vila Olímpica de Parnaíba

 As inscrições e vistorias são feitas desde 2011. O Piauí aproveitou a terceira de quatro janelas de inscrição para confirmar interesse. O Estado passou a figurar oficialmente como candidato somente em outubro deste ano. A aposta em Parnaíba é pela proximidade com Fortaleza/CE, uma das 12 sub-sedes de jogos da Copa. 

A terceira janela recebeu 75 inscrições para CTs, sendo 28 novas, caso do Piauí. Os outros 47 casos são de candidaturas reapresentadas. As visitas para vistoria dos locais já estão em andamento.
Em Parnaíba, a aposta é na Vila Olímpica, que abrigará um estádio para 40 mil pessoas e um ginásio para 10 mil torcedores, além de outras instalações esportivas. Segundo o Governo do Estado, a obra já teve terraplanagem concluída e as quadras começaram a ser construídas. A previsão é de entrega da obra em meados de 2014, ano do torneio. 

Além do esforço para construir o novo estádio e dotar Parnaíba de estrutura, o Piauí, após incluso no grupo de centros de treinamento, tentará convencer os participantes do grupo de Fortaleza a se aclimatarem em solo piauiense. As seleções vão receber o catálogo com as opções de CT e devem definir sua base de aclimatação após o sorteio dos grupos da Copa, marcado para 6 de dezembro de 2013, na Bahia.
- O CTS deverá estar disponível para utilização exclusiva da FIFA, da seleção participante e do COL por um período de pelo menos 45 dias durante a Copa do Mundo da FIFA.

- O hotel deverá ter no mínimo três estrelas e estar localizado a aproximadamente 20 minutos do referido centro de treinamento, considerando o deslocamento feito com a utilização de batedores.
- O hotel deverá estar localizado a, no máximo, 1h de distância de um aeroporto que comporte aeronaves com capacidade de 120 passageiros, considerando o deslocamento feito com a utilização de batedores.
- A instalação que pretende sediar um Centro de Treinamento de Seleções deverá ter pelo menos um campo em excelentes condições, construído de acordo com os parâmetros internacionais estabelecidos pela FIFA/COL, que esteja situado, no máximo, a 20 minutos do hotel proposto, caso ambos não sejam no mesmo lugar.
- As dimensões do campo deverão ser, preferencialmente, de 105m x 68m, aceitando-se campos com comprimento mínimo de 102m e largura mínima de 67m e com áreas livres mínimas de 7,5m atrás dos gols e 6m nas laterais.
- É desejável que haja outro campo com dimensões mínimas de 52,5m x 68m, adjacente ao campo principal, para treinamentos específicos, com as mesmas características de gramado e sistema de iluminação.
 
 
 
 
 
fonte:cidadeverde