|

Justiça determina que Detran volte a cobrar taxa Siraf no Piauí

A taxa do Sistema de Alienação Fiduciária (Siraf) voltará a ser cobrada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), assim que o diretor-geral, José Antônio Vasconcelos, receber a notificação do Tribunal de Justiça. A taxa é cobrada quando o comprador financia um veículo. O valor é de R$ 250. 
De acordo com Vasconcelos, a decisão do desembargador Luís Gonzaga Brandão de Carvalho de 10 de outubro, determina que a taxa volte a ser cobrada. “Ainda não recebi a notificação, sei através de um ofício da empresa [que FDL–Serviços de Registro, Cadastro, Informatização e Certificação de Documentos Ltda. que cobra a taxa] com uma cópia da decisão, mas aguardo o documento oficial e na hora que eu receber vou cumprir”, destacou o diretor-geral. 
Ele disse que a taxa não é cobrada desde agosto, quando uma decisão do Pleno do Tribunal de Justiça, decidiu pela extinção da taxa. 

“Essa taxa é um manda não manda. Ela era cobrada desde 2006 e o governador mandou extinguir, assim que entrou, depois uma decisão monocrática do TJ mandou voltar, ai outro desembargador mandou acabar, depois a Segunda Turma do TJ mandou voltar e em agosto recebi uma notificação do próprio desembargador Brandão e do pleno do Tribunal mandando extinguir, agora já tem essa nova decisão. Eu sou soldado e quando é ordem judicial cumpro na hora”, afirmou José Vasconcelos.




fonte:cidadeverde