|

Empresa avalia potencial eólico em cidade do PI

Parnaíba, no Norte do Estado, poderá ser em breve uma das cidades brasileiras com o maior potencial eólico do Brasil. O Piauí tem atraído a atenção de investidores do mundo todo na área de energia sustentável. Atualmente, uma empresa atua no litoral piauiense com uma  instalada na praia pedra do sal que tem capacidade de produção de 18 megawatts, o que corresponde a 20% do consumo das residências da cidade.

Mas o potencial da região é muito maior e a energia a ser produzida pode inclusive não só abastecer a cidade, como também ser exportada para outras regiões. O Atlas do Potencial Eólico Brasileiro, elaborado pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), indicou a disponibilidade de 143 mil gigawatts no Brasil, pelo vasto litoral e pela qualidade do vento o país está entre os mais favorecidos para esse tipo de produção de energia elétrica.

No fim de outubro outra empresa comunicou a locação de imóvel para avaliação do potencial eólico e instalação de Central de Geradora Eólica no litoral do Estado. Se trata da Brazil Hospitality Group, através da Zeta Energia S.A, e por meio da controladora, Port Beach Empreendimento Turístico e Imobiliário que locou 370 hectares em Parnaíba na localidade "Fazenda São Roque".

O presidente da BHG, Pieter J. F. van Voorst Vader comemorou o investimento na produção de energia alternativa. "Estamos satisfeitos com o acordo possibilitando investimento em produção de energia alternativa. A maturidade da energia eólica como fonte de produção de energia elétrica é uma realidade mundial e começa a se consolidar no Brasil, com expectativa de ampliação da matriz energética de forma sustentável nos próximos anos", disse.







fonte:piauinoticias