|

Piauí terá serviço de Samu aéreo até o fim deste ano

Serviço de atendimento aéreo contará com avião equipado com UTI móvel.

Rapidez no atendimento às pessoas em estado grave, esse é objetivo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Aéreo, que deve entrar em operação até o fim do ano no Piauí. Segundo Cristiane Rocha, coordenadora geral do Samu, será alugada uma aeronave equipada com UTI móvel que fará a cobertura dos 54 municípios onde o serviço de urgência mantém bases.
“O Samu Aéreo nasce da necessidade de transportarmos pessoas gravemente feridas que não encontraram resolutividade de seus casos nos hospitais da sua região. As chances de sobrevivência desses pacientes aumentam por conta da rapidez do atendimento de alta complexidade”, disse Cristiane.
A coordenadora explica que em todo caso será atendido pelo serviço aéreo. “Neste momento, estamos estudando os protocolos de abordagem, ou seja, os critérios dos casos que serão atendidos. Já temos certo que antes de acionarem o Samu Aéreo, o paciente terá, obrigatoriamente, que ter passado pelo hospital de referência da sua região”, afirmou.
O novo serviço do Samu terá equipes formadas por médicos e enfermeiros e funcionará apenas durante o dia, já que as pistas do estado não oferecem condições de pouso no período da noite.





fonte:portaldaclube