|

Novo tipo de malware usa câmera e GPS do smartphone para rastrear pessoas

O programa foi criado para ser usado pelo Exército em situações de resgate ou para roubar informações confidenciais de bandidos.

Pesquisadores da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, desenvolveram um novo tipo de malware que utiliza a câmera, o GPS e os sensores de smartphones Android para descobrir a localização de seus usuários. De acordo com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o programa, chamado de Place Raider, foi criado para ser usado pelo Exército em situações de resgate ou para roubar informações confidenciais de bandidos.  

O Place Raider é capaz de capturar fotos com a câmera do celular de forma silenciosa, além de marcar o horário e a localização quase exatos do smartphone usando seu GPS, acelerômetro e giroscópio. Os dados são encaminhados a um servidor central e combinados para montar um modelo 3D do local onde o aparelho se encontra. O software ainda é capaz de obter dados financeiros, códigos de barras e fazer leitura de QR Codes controlando o celular à distância.

Como o programa é somente um projeto desenvolvido em laboratório que não pode infectar ninguém, ele não é considerado exatamente um malware. Porém, em mãos erradas e à solta na Internet, o Place Raider poderia se tornar uma arma muito perigosa.





fonte:meinorte