|

Liminar do MP-PI garante matrícula de devedores em faculdade

 
 
O Ministério Público, emitiu liminar nesta segunda-feira (15), que garante o direito à alunos inadimplentes de se matricularem nas instituições de ensino na qual estudam.
O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON/PI) e a 3ª Promotoria de Justiça de Piripiri ajuizaram ação civil pública contra a Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS), EDUCON - Sociedade de Educação Cotinuada e Sociedade de Ensino Superior de Piripiri, em razão do cancelamento das matrículas de estudantes inadimplentes. 

Os Promotores de Justiça Walter Henrique Siqueira argumentam que as instituições de ensino se valeram de coação e ameças para obrigar os alunos a regularizar a situação, quando o correto seria que exercessem o direito de execução judicial. Os cancelamentos se deram através de procedimentos sumários e unilaterais, sem que os interessados fossem comunicados. Procuradas pela PROCON, nenhuma das empresas propôs acordo. O Juiz de Direito João Bandeira Monte Júnior concedeu liminar, determinando que as instituições reativem as matrículas.

 
 
 
 
 
 
fonte:cidadeverde