|

Academia de Letras da Região de Picos promove Seminário de Literatura Piauiense

Evento será realizado nos dias 19 e 20 de outubro no auditório da entidade e reunirá escritores de Picos e da capital Teresina.

Academia de Letras da Região de Picos (Alerp) promove nos dias 19 e 20 de outubro em seu auditório, o XI Seminário de Literatura Piauiense e o VIII Seminário de Literatura Picoense. De acordo com a organização o evento contará com a presença de escritores, poetas, artistas e estudantes.

 

Imagem: José Maria Barros/GP1

Segundo a presidente da Alerp, professora Francelina Macedo, o seminário tem como objetivo contribuir com a produção, a divulgação e o consumo da nossa literatura. O tema deste ano será “Regionalismo picoense na antologia poética de Chico Barbosa”.

 Belém  do Piauí. O preço é 20,00 com direito a certificado.

Programação

As atividades serão abertas às 19 horas do dia 19 de outubro com o lançamento da bandeira e do hino da Alerp. Em seguida, palestra sobre o Regionalismo picoense na antologia poética de Chico Miguel, a cargo do escritor Francisco das Chagas Bezerra Rodrigues, o Chico de Júlio. Finalizando com visitação ao Mural Literário Chico Barbosa, sarau e coquetel.

No sábado, 20, a partir das 8 horas da manhã, palestra com o tema Picos: vanguarda dos movimentos culturais e sua influência na história e na identidade dos povos do Centro Sul Piauiense, a cargo do bancário Fábio Neiva. Em seguida, inauguração da Galeria poeta e escritor Alberto de Deus Nunes.

A partir das 10 horas conferência com o escritor Ozildo Batista de Barros que abordará o tema Ozildo Albano: simbologia e escritores legados a Picos.

Na parte da tarde, palestra com a professora Deolinda Marques sobre o tema Eteceteras do discurso, na poesia de Ozildo Batista de Barros. Logo depois, bate-papo literário com o próprio escritor, conduzido pelo poeta e escritor Francisco Miguel de Moura e, lançamento do livro de crônicas “Sorria enquanto é tempo”, de Francisco de Assis Sousa.

A programação terá ainda apresentação de pesquisa acadêmica Ide e Proclamai: a história do missionário da comunicação, com a jornalista Graciely Barroso e o escritor José Osvaldo Lavor, além de inauguração da galeria Jornalista Francisco das Chagas de Sousa.

Encerrando o seminário conferência sobre o centenário de nascimento de José dos Santos Fonseca: o pracinha, o Tiradentes, o educador, o filósofo e o poeta, a cargo de Graziane Fonseca, entrega de certificados, sarau e coquetel.

 

 

 

fonte:gp1