|


Foi lançada nesta quinta-feira (05/07), na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Piauí (Fetag), Avenida Frei Serafim, 1884, Teresina, a XI Marcha Contra a Corrupção e Pela Vida.
A XI Marcha terá inicio no dia 10 de julho percorrendo os municípios de Marcolândia, Francisco Macedo, Alegrete, Vila Nova, Campo Grande e Picos perfazendo cerca de 122 km. Final previsto para o dia 23 de julho em Teresina.
Durante o evento a Força-Tarefa Popular (FTP), organizadora da Marcha, irá fiscalizar convênios federais liberados para os municípios. Copias e informações sobre os convênios já se encontram em mãos da FTP que utilizou a Lei nº 12.527/2011 (LEI DE INIFORMAÇÃO). Esta lei será tema dos debates e palestras. O objetivo é estimular o seu uso para que a sociedade tenha acesso a informações importantes para o controle social. Relações de pessoas beneficiadas pelo bolsa família, melhoria habitacional, salário e diárias de prefeitos e vereadores, etc, poderão chegar ao conhecimento dos sindicatos, associações, partidos políticos, cidadão comum, facilitando e estimulando a fiscalização popular.
Serão fiscalizados cerca de 36 convênios envolvendo mais de 10 milhões de reais. Copias de documentos e informações dos convênios serão distribuídas entre a sociedade que fará, junto com a FTP, a fiscalização. Serão observados a regularidade da obra, bem como a qualidade e eficiência. A participação direta da sociedade na fiscalização é um método pedagógico adotado no processo de conscientização para a luta social contra a corrupção.
No lançamento foram apresentados detalhes da ação a ser desenvolvida ao tempo em que será discutida a importância da LEI DE INFORMAÇÃO para o combate à corrupção e o controle social.
Além da sociedade em geral a FTP fez convite para participar do evento a Controladoria Geral da União, Controladoria Geral do Estado, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Contas da União, MP, OAB, FETAG, sindicatos, ongs e estudantes, etc.
Com esta edição a Marcha chegará aos 2.608 km percorridos a pé e 72 municípios visitados.





fonte:ai5piaui