|

Escolas do Piauí implantam projeto de alimentos biofortificados


Escolas agrotécnicas e de família agrícola de dez municípios piauienses já implantaram unidades piloto de transferência de tecnologia com batata doce e macaxeira, alimentos ricos em ferro, zinco e betacaroteno. A ação faz parte do programa Alimentos biofortificados: preparando o caminho para levar mais saúde à mesa do brasileiro, executado no Piauí pela Embrapa Meio Norte, em parceria com o Governo do Estado.

Na segunda fase do programa, a Embrapa pretende avançar com o cultivo de feijão-caupi, arroz e milho. Entre os municípios beneficiados no momento estão Simplício Mendes, José de Freitas, São Miguel do Tapuio, Regeneração, União, São Pedro do Piauí, Cristino Castro, Pedro II e Teresina.

Com o aprendizado, os alunos já estão participando de estágio em áreas de produção conduzindo unidades de validação de sistemas. A terceira etapa é a implantação de 90 unidades de avaliação das culturas nas áreas de produção dos pais dos alunos, integrando escola e família e consolidando a estruturação do projeto.

A linha do projeto é a estratégica de comunicação e transferência de tecnologias para apoio ao programa Brasil sem Miséria, do Governo Federal.

Além do Governo do Estado, participam do programa prefeituras, escolas da família agrícola, Conab, Banco do Nordeste e Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).As ações são conduzidas pela Embrapa Meio Norte (PI), Embrapa Milho e Sorgo (MG), Embrapa Agroindústria de Alimentos (RJ), Embrapa Arroz e Feijão (GO), Embrapa Hortaliças (DF) e Embrapa Produtos e Mercados (DF).

 
 
 
Fonte:portalaz