|

Desperdício de água em Cristino Castro é destaque nacional

Vazão de um único poço é de um milhão de litros de água por hora. Desperdício no local poderia abastecer 13 cidades com 10 mil habitantes. No Piauí, 184 municípios estão em estado de emergência.

Imagem da web

Mais de mil municípios do Nordeste brasileiro estão em situação de emergência por causa da seca, 184 no Piauí. Mesmo assim, milhões de litros de água são desperdiçados todos os dias.
Uma imagem improvável no meio do sertão. A água brota da terra com tanta força que chega a 20 metros de altura. O vale do Gurguéia, no sul do Piauí, tem a maior reserva subterrânea de água do Nordeste.
“Aqui, na nossa região, em todo lugar que perfurar um poço com 100, 200, 180 metros, jorra 60, 70 mil litros de água por hora”, conta o comerciante Antônio José Guimarães.
Uma riqueza natural tratada com descaso na região. No município de Cristino Castro dezenas de poços jorram sem parar. Alguns abastecem piscinas de restaurantes e hotéis, outros não servem para nada.
“A água é um recurso público e a gente vê desperdiçando e não tem força e nem meios para estancar esse prejuízo”, diz o produtor rural Inocêncio Oliveira.
A vazão de um único poço é de um milhão de litros de água por hora. O que é desperdiçado no local seria suficiente para abastecer 13 cidades com 10 mil habitantes.
E é exatamente essa a população do município de Caracol, na mesma região, onde todos sofrem com a falta d’ água. O abastecimento na cidade é racionado.
“Dos últimos 40 anos esta é a seca de grande proporção nesta região inteira”, lembra o frade franciscano Frei Jonecildo da Silva Cruz.
No campo, açudes secaram e os moradores dividem a pouca água que ainda resta com os animais.
“Para beber, cozinhar, tomar banho e lavar roupa”, diz uma mulher.
Em outras localidades, animais estão morrendo no pasto e falta alimento também para os agricultores que perderam toda a lavoura.
“Quando a comida é mais pouca, que eu veja que dá só para os meus filhos, eu dou para eles e se sobrar para mim bem, se não dou só para eles”, fala uma moradora.
“Se a gente tivesse esse poder de Deus, de mandar um poço para gente, era feliz demais no lugar da gente”, sonha uma mulher.
O Serviço Geológico do Brasil informou que já existe um projeto, aprovado pelo Ministério da Integração Nacional, que prevê o aproveitamento da reserva subterrânea do Vale do Gurguéia. A água seria canalizada e distribuída para 51 municípios da região mais atingida pela seca no Piauí.






fonte:portaldaclube