|

Visita a Floriano do atual sucessor de São Francisco de Assis

A Fundação Missionária Franciscana Nossa Senhora das Graças, de Floriano PI, comunica a todos os interessados, aos meios de comunicação e a todo o Povo de Deus, que nesta próxima semana, exatamente nos dias 07 e 08 de Junho p.v., estará visitando Floriano o 119° sucessor de São Francisco de Assis, Frei José Rodríguez Carballo – OFM, Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores.


Na tarde do dia 07 de junho, terça-feira, terá uma Assembléia com os Frades da Fundação, no Convento Nossa Senhora das Graças. Às 19h, na Igreja de Nossa Senhora das Graças (bairro Ibiapaba), celebrará Santa Missa, onde estarão presentes as fraternidades da Ordem Franciscana Secular e Juventude Franciscana da Fundação, além de lideranças pastorais das paróquias cuidadas pelos frades franciscanos. Para esta Santa Missa, todo o Povo de Deus é convidado a participar.
Na manhã, do dia 08 de junho, quarta-feira, O Ministro Geral celebra com as Irmãs Concepcionistas (Mosteiros das Monjas), às 06h30. Cumprirá ainda pela manhã encontro com o Conselho da Fundação e com o Bispo Diocesano, partindo à tarde para Teresina.
Frei José Rodríguez Carballo está no cargo de Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores desde 2003, foi reeleito em 2009 para mais seis anos; é espanhol, tem 58 anos de idade; é o 119° sucessor de São Francisco, animando a vida da Ordem que se faz presente em cerca de 125 países, com aproximadamente 15 mil frades (uma das maiores Ordem religiosas da Igreja Católica, perdendo em número apenas para os Jesuítas), mais de 500 colégios, 30 universidades (a maioria da América Latina e Estados Unidos). O Ministro visita aproximadamente 30 países por ano e fala galego, castelhano, latim, italiano, português, inglês, francês, hebraico clássico e aramaico. Também entende o alemão.
Esta será a segunda vez que um Ministro geral da Ordem visita Floriano, em 800 anos de história da Ordem Franciscana. A única visita que Floriano recebeu foi de Frei Giacomo Bini (italiano) em 22 e 23 de fevereiro de 2003.

Fraternalmente.




Frei Erivelton Pereira de Passos, ofm
Secretário da Fundação