|

Católicos realizam o Cerco de Jericó em Floriano

Torna-se cada vez mais comum as comunidades católicas adoradoras fazerem o Cerco de Jericó. Esta prática nasceu na Polônia, consiste na oração incessante de Rosários, durante sete dias e seis noites, diante do Santíssimo Sacramento exposto.
A inspiração para o “Cerco de Jericó” veio do Antigo Testamento. Depois da morte de Moisés, Deus escolheu Josué para conduzir o povo hebreu. Deus disse a Josué que atravessasse o Jordão com todo o povo e tomasse posse da Terra Prometida, a cidade de Jericó.
Jericó era uma fortaleza inexpugnável. Ao chegar junto às muralhas de Jericó, Josué ergueu os olhos e viu um Anjo, com uma espada na mão, que lhe deu ordens concretas e detalhadas de como conquistar a cidade. Josué e todo povo de Israel executaram fielmente as ordens recebidas. Durante seis dias, os valentes guerreiros de Israel deram uma volta em torno da cidade tocando trombetas e levando a arca da aliança onde estavam as tábuas dos 10 mandamentos. No sétimo dia, deram sete voltas e na sétima volta, ao som da trombeta, todo o povo levantou um grande clamor e, pelo poder de Deus, as muralhas de Jericó caíram… (cf. Js 6).
Nos dias de hoje o Cerco de Jericó tem o sentido de quebrar as muralhas das coisas ruins que ficam ao redor do ser humano como doenças, problemas familiares, dificuldades financeiras, inveja e outros males que deixam o homem mais vulnerável a fé. As pessoas ficam se revezando na adoração ao Santíssimo Sacramento, que a igreja católica acredita ser o próprio Cristo exposto ali no ostensório, um objeto como uma espécie de sol de ouro, cercado de raios. São sete dias e sete noites de orações sem parar.
Há 7 anos a Paróquia de Nossa Senhora das Graças, no bairro Ibiapaba realiza em Floriano o Cerco de Jericó. Todos os grupos de leigos e leigas têm um horário de oração e adoração. O Cerco de Jericó teve inicio na noite do último sábado, dia 11 e segue até a noite desta sexta-feira, dia 17, mas será na tarde desse sábado, dia 18, que os fiéis vão se reunir para encerrar o Cerco, “A gente faz como está na bíblia, no sexto capitulo de Josué, que fala exatamente da tomada de Jericó, então a gente faz sete voltas com o santíssimo na praça da paróquia e na sétima volta nós vamos dar um brado de vitória e com isso muitas correntes, muitas barreiras, muitas muralhas caem e a gente consegue fazer um festejo sereno e as bênçãos e graças acontecem, e povo louva e agradece a Deus,” disse Frei James Carneiro – pároco da Igreja de Nossa Senhora das Graças.
O Cerco de Jericó é realizado pela paróquia sempre que a comunidade se prepara para um festejo na igreja, e dessa vez a preparação é para os festejos da Padroeira de Floriano, Nossa Senhora das Graças. O inicio será dia 23 de Junho, que também será feriado dia de Corpus Christi, depois da procissão de Corpus Christi a comunidade católica se reúne para festejar a padroeira.





FONTE:Piauinoticias