Mais da metade dos professores dão aula sem ter formação na disciplina
Levantamento com base no Censo Escolar de 2012 revelou que 55% dos
professores do ensino médio da rede pública do País não tem formação
específica na área em que atua. O percentual equivale a quase 280 mil
docentes. Em física, a proporção de especialistas na matéria cai a
17,7%; em química, a 33,3%. Na rede particular, a situação é só um pouco
melhor: do total de professores, 47% não possuem a formação. O
levantamento foi tabulado pelo instituto de pesquisas do Ministério da
Educação (Inep), a pedido do Jornal Folha de S. Paulo.
A Bahia é o Estado
que possui menor proporção de professores com a formação ideal (8,5%)
no sistema público. Na outra ponta da lista está o Distrito Federal com
71%. São Paulo possui 57% - o Estado afirma que, se o professor não tem a
formação específica na matéria, ao menos tem diploma em área correlata
(por exemplo, docente de matemática para física).
Na tentativa de reverter o quadro,
o Ministério da Educação lançou o pacto nacional para o fortalecimento
do ensino médio. A medida prevê a realização, a partir do próximo ano,
do curso de formação continuada para docentes da rede pública. Serão 90 horas de capacitação, com bolsa mensal de R$ 200.
O curso do ministério terá o objetivo
não apenas de atualizar o conhecimento dos professores na área de
atuação como desenvolver atividades para aproximá-lo dos alunos em sala
de
aula, afirma o secretário da área.
fonte: com informações do terra