|

Parceria entre Bom Jesus e UFPI produz 10 mil mudas de árvores por mês

Fruto de uma parceria firmada entre a prefeitura de Bom Jesus e a Universidade Federal do Piauí (UFPI), um projeto de arborização promete colaborar com a melhoria ambiental do município, ao garantir a produção mensal de cerca de 10 mil mudas de árvores nativas, que serão plantadas nos próximos meses.
 
Localizada na região Sul do Estado, a cidade de Bom Jesus também sofre com problemas ambientais enfrentados por muitos centros urbanos que são intensificados pela escassez de vegetação e afetando, inclusive, o próprio clima. Temperaturas excessivamente elevadas, tempo seco acima do normal, chuvas desregradas são alguns exemplos de como a falta de árvores pode complicar a situação climática nesses locais.
 
A ideia do projeto de plantação das mudas foi apresentada pelo deputado estadual Fábio Novo (PT) e implantada pelo prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas. De acordo com Marcos, a prefeitura dá todo o suporte estrutural à UFPI, como o terreno onde o viveiro de mudas é alocado, as sementes e a água para que o plantio seja feito. A Universidade garante a produção em si, inclusive com o apoio técnico de Engenheiros Agrônomos.
“É um projeto maravilhoso. Nossa região tem sofrido bastante com o problema do desmatamento e do próprio crescimento urbano. Essas mudas serão distribuídas gratuitamente para a população, para que todos juntos possamos cuidar, de fato, do meio ambiente”, pontua o prefeito Marcos Elvas.
 
O deputado Fábio Novo, que tem acompanhado de perto o desenvolvimento da produção das mudas, ressalta que o projeto visa, também, ao trabalho de conscientização da população, no sentido de despertar a preocupação em criar ações de melhoria ambiental.
 
“Esse projeto vai gerar um retorno positivo na melhoria da qualidade de vida tanto para nós, agora, como para as futuras gerações. Além disso, a ideia é, justamente, provocar uma reeducação ambiental nas pessoas, chamando a atenção para os problemas climáticos. Acreditamos que ações simples, como plantar uma árvore, se feitas com o apoio de todos, resultam em grandes benefícios para a nossa vida”, destaca Novo.
 
Dentre as árvores que estão sendo plantadas no viveiro, todas típicas da região de Bom Jesus, estão variedades de ipês, cássia azul, camaçari, jatobaí, copaíba, caroba, pitomba, aroeira, sapucarana e palmeira. O responsável pela coordenação do projeto é o secretário de Agricultura e Abastecimento de Bom Jesus, o engenheiro agrônomo Rafael Maschio.


fonte;com informações do cidadeverde