|

Floriano discute desafios ligados aos resíduos sólidos

O prefeito de Floriano, Gilberto Junior (PSB), abriu, as discussões sobre os desafios que cercam a questão dos resíduos sólidos. Foi durante a 4ª Conferência Regional do Meio Ambiente, realizada na manhã desta sexta-feira (28), no auditório da Universidade Federal do Piauí. O evento é realizado pela Prefeitura de Floriano e Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
fotos:florianonews
O tema deste ano do evento são os resíduos sólidos.

“Esse é um dos principais temas da qual o meio ambiente está envolvido. Isso porque agora temos a Política Nacional de Resíduos Sólidos e também a estadual, que definiram metas e agora estamos contra o tempo”, justificou Gilberto Junior.  Uma das metas estipuladas pelo governo estadual é que em breve, nenhumacidade do Piauí tenha mais lixões.

Na oportunidade Manuella Simplício, secretária municipal de Meio Ambiente, destacou os desafios que abrangem o tema e a necessidade da participação conjunta para que as soluções sejam colocadas em prática por todos.
“As nossas cidades estão sendo desafiadas a tratar o meio ambiente. É preciso debatermos os problemas do lixo nos seus mais variados componentes para que, no futuro, a população não sofra as dificuldades de hoje”,
afirmou ela. 
 
 Presente também no encontro, o vice-prefeito de Floriano, Salomão Holanda (PRB). O secretário estadual de Meio Ambiente, Dalton Macambira, citou alguns projetos e campanhas que devem ser colocados em prática neste ano, como ações de orientação para a população sobre o Selo Verde.
“Essas discussões são passos importantes para refletirmos o potencial do lixo tendo em vista a sustentabilidade”, explicou.

Além de vários parlamentares, secretários municipais, professores, estudantes, empresários e representantes de vários segmentos da sociedade civil organizada, participaram das discussões. Cerca de 28 municípios que compõem a região do Vale dos Rios Piauí e Itaueira, estavam presentes.

Para os debates, foram convidados os secretários estaduais dos Transportes, Avelino Neiva e Merlong Solano, do Desenvolvimento das Cidades e a diretora do Ministério do Meio Ambiente, Delani Oliveira.Os participantes se reuniram em grupos de trabalho: Produção e consumo sustentáveis; Redução dos impactos ambientais; Geração de emprego, trabalho e renda; Educação ambiental; e Plano Estadual/Regional de Resíduos Sólidos.

Além das propostas, a conferência irá eleger os delegados que irão representar Floriano nos próximos encontros do setor. Serão escolhidos 25 representantes da sociedade civil, 15 de empresas e 10 do poder público.

fonte:com informações do florianonews