|

Projetos culturais até R$30 mil terão isenção fiscal de 100%, diz governo

O governador Wilson Martins sancionou nesta sexta-feira (08) nova lei de incetivo a cultura. A novidade é que os projetos até no valor de R$ 30 mil terão isenção fiscal de 100%.
A lei foi aprovada pela Assembleia Legislativa e foi sancionada durante solenidade no Palácio de Karnak com a presença da classe artística. 
fotos:Yala Sena/Cidadeverde.com
O presidente do Conselho de Cultura, o escritor Manoel Paulo Nunes, disse que a alteração na lei representa uma "evolução" no sentido de ampliar assistência aos artistas e aos produtores culturais.
"A mudança era necessária em virtude dos recursos serem monopolizados pelos grandes empresários", opina Manoel Paulo Nunes.
O escritor Cineas Santos ressaltou que é preciso fortalecer o Fundo de Cultura que já existe. "Esse fundo beneficia os pequenos que não tem poder de pressão para sensibilizar os empresários. A nova lei é um avanço, mas ainda é pouco para os artistas", defende
A presidente da Fundação Cultura do Piauí, Bid Lima, informou que em 2012 apenas seis projetos foram beneficiados com a lei. "A dificuldade é com a captação de recursos. Antes da nova lei o benefício era só de 30%. Acredito que agora na Fundac choveram projetos", analisa a gestora.

O deputado estadual Fábio Novo revela que fez estudo nos outros Estados e que no Piauía lei só está sendo "adequada". "O artista pode ser beneficiado com livros e CD. Tem muita coisa boa no interior e a gente precisa valorizar a difusão cultural", explica o parlamentar.






 fonte:Cidadeverde