|

Projeto de Agricultura Familiar em escola de Bom Jesus ganha prêmio nacional

Os professores Janailton Coutinho e Lílian Catenacci, ambos da Universidade Federal do Piauí, ganharam o prêmio nacional "Seleção de Boas Práticas em Educação Ambiental na Agricultura Familiar - Bioma Cerrado". Os mestres desenvolvem, desde 2010, um projeto na Escola Municipal Marcos Júlio, localizada no município de Bom Jesus. Como professores dos cursos de Agronomia, Zootecnia, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária, hoje conseguem envolver cerca de 45 universitários, professores, alunos de escolas públicas e comunidade escolar.
A cerimônia de premiação será realizada no dia 28, no Ministério do Meio Ambiente, em Brasília. Nos dias 29 e 30, os professores premiados também participam do Seminário de Elaboração da Política Nacional de Juventude Geral e apresentarão os trabalhos contemplados.
A experiência foi inserida na avaliação do Selo Unicef e contribuiu diretamente para o bom desempenho dos municípios de Bom Jesus e Currais do Piauí. A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), através da coordenação de educação contextualizada do semiárido estreita os laços e mantém a parceria com as ações que distribuem o conhecimento e melhoram o aprendizado nas escolas piauienses.

"O Projeto consiste em aplicar e compartilhar experiências voltadas à agricultura familiar, fazendo com que os moradores de toda a comunidade trabalhada conheçam a sua realidade", comenta Janailton Coutinho.
Para o prêmio nacional concorreram diretamente 25 projetos que desenvolvem ações e boas práticas em Educação ambiental e agricultura familiar.
"O trabalho é baseado em oficinas, exposições, concursos de desenhos e gincanas. Com isso conseguimos o envolvimento de todos e contribuímos com o aprendizado real desses alunos, é uma grande experiência", relata a professora Lílian Catenacci.
Maria Luiza de Cantalice, coordenadora de educação contextualizada do semiárido da Seduc, destaca a importância do desenvolvimento desses trabalhos.
"Projetos assim são muito importantes para o crescimento dos nossos alunos, eles trocam experiências e aprendem muito mais", afirma Cantalice.
A Escola piauiense que desenvolve o Projeto receberá a certificação do Ministério do Meio Ambiente pelas práticas realizadas. No Piauí os parceiros são: UFPI e Prefeitura Municipal de Bom Jesus.
 
 
 
 
 
 
 
fonte:cidadeverde