|

candidato surdo e mudo faz campanha com ajuda de desenhos


 
 
A cidade de Ipiranga do Piauí tem um candidato a vereador diferente dos demais. Benedito Avelino Leal de 50 anos, é surdo e mudo, e faz sua campanha com a ajuda de desenhos e de uma intérprete que o acompanha nos comícios.
Bené, como é conhecido na região, é aluno de libras em uma escola estadual, sua professora, Maria Zilma Carvalho, é quem o acompanha durante o dia-a-dia de campanha no município.

"Sou professora e amiga. No início não acreditava que ele fosse se candidatar, mas quando vi que era verdade, me comprometi a ajuda-lo nesse desafio", afirmou Maria Zilma.
Benedito desenha projetos como rampa de acesso para deficientes e centros de atendimento à pessoas com necessidades especiais. "Ele quer fazer uma APAE bem grande!", acrescenta a professora.


O candidato, que já é bem conhecido na cidade nasceu surdo e mudo, mas apesar da dificuldade consegue atrair a atenção da população nos comícios em que participa.
"As pessoas ficam esperando para ver o pronunciamento dele, que é sempre muito aplaudido, achamos que haveria preconceito mas ao contrário disso recebemos muitos elogios, as pessoas ligam para a mãe dele dizendo que votarão nele pela coragem", acrescenta a intérprete.

Bené que já doou um rim para o irmão, luta pela inclusão e mostra com a ajuda do papel e da intérprete seus projetos para a Câmara Municipal de Ipiranga do Piauí. " A partir dessa diversidade as pessoas ficarão mais esclarecidas e abertas as diferenças", concluiu Maria Zilma.

Bené é do PSDB e faz parte da coligação Frente Popular do Bem.




fonte:cidadeverde