Veja os piores e melhores alimentos para ficar em forma
Alguns alimentos podem dar uma força extra para que você mantenha as pazes com a balança.
Quer ficar esbelta e manter o corpo em dia? Além da atividade física, invista nos alimentos corretos e risque os que atrapalham a sua meta. Confira a lista dos 28 melhores e piores produtos, listados por nutricionistas e divulgados no site da revista americana Shape:
Melhores
1. Folhas verdes
“Folhas verdes são uma ótima maneira de adicionar volume para as suas refeições sem as calorias. Ainda são repletas de nutrientes (vitaminas A, C, K, folato, cálcio, ferro, magnésio, potássio e fibras) e fáceis de incorporar em seu dia”, disse a nutricionista Mary Dinehart-Perry.
2. Hortelã
“Hortelã trabalha para reduzir o inchaço e a indigestão, além de aliviar o trato gastrointestinal todo”, afirmou a nutricionista Rachel Berman. Invista em chá de hortelã ou adicione algumas folhas à sua água.
3. Pimentão vermelho
É repleto de antioxidantes (especialmente vitamina C e betacaroteno), que ajudam o corpo a combater infecções, segundo a nutricionista Margaux J. Rathbun. “Estimula também o sistema digestivo e é indicado como reforçador do metabolismo, ajudando você a perder os quilos indesejados”. Ingira-o cru ou misture-o a um suco.
4. Salmão
“Tem naturalmente menos calorias, gordura saturada e sódio. É uma boa fonte de fibra e o que realmente o destaca é o ácido graxo ômega 3, que estão se tornando cada vez mais popular por seus benefícios anti-inflamatórios”, comentou a nutricionista Mary Dinehart-Perry.
5. Iogurte grego/coalhada
Oferece proteína, probióticos e cálcio, segundo a nutricionista Mary Dinehart-Perry. É uma boa sugestão para quem tem intolerância à lactose, vegetarianos, diabéticos.
6. Quinoa
Procura por uma alternativa saudável ao arroz ou macarrão? Tente a quinoa. “É uma semente, mas a textura é muito semelhante a um grão”, contou a nutricionista Lauren Kelly. “Ao contrário dos grãos, é uma proteína completa (que contém todos os nove aminoácidos essenciais), carregada com fibra, vitaminas, minerais e antioxidantes”.
7. Nozes
São ricas em gorduras saudáveis, vitaminas, minerais e antioxidantes. “Comer nozes cruas, como amêndoas, nozes e castanha-do-pará, regularmente tem mostrado que ajuda a reduzir o risco de doença cardíaca e possivelmente prevenir câncer de mama", acrescentou a nutricionista Lauren Kelly.
8. Flocos de aveia em pedaços grossos
São o tipo menos processado de farinha de aveia e tem fibras, proteínas e grãos integrais, listou a nutricionista Lauren Kelly. “A aveia parece ajudar a reduzir o colesterol e a manter níveis saudáveis de açúcar no sangue”.
9. Ovo
É repleto de aminoácidos e a combinação de proteína e gordura ajuda a se sentir satisfeito e evitar excessos. “A proteína do ovo auxilia a construir músculos e queimar gordura”, revelou a nutricionista Ilyse Schapiro.
10. Frutas vermelhas
Contam com antioxidantes e fibras. Podem mantê-lo satisfeito com menos calorias, segundo a nutricionista Ilyse Schapiro. Além disso, os antioxidantes vão ajudá-lo em seus exercícios, melhorando o fluxo sanguíneo para os músculos.
11. Aipo
Ainda com fome depois de uma refeição? Mastigue tiras de aipo. Elas vão ajudar a diminuir a retenção de líquido e a se sentir satisfeito, sem muitas calorias, segundo a nutricionista Rachel Berman.
12. Abacaxi
Contém bromelina, uma enzima digestiva que pode ajudar a reduzir gás, informou a nutricionista Rachel Berman.
13. Toranja
Tem elevado teor de água e uma boa dose de vitamina C, que é importante para a saúde da pele, de acordo com a nutricionista Rachel Berman. Além disso, estudos mostram que pode ajudar a promover a perda de peso, reduzindo níveis de insulina e aumentando metabolismo.
14. Pera
É uma ótima fonte de pectina, uma fibra solúvel que ajuda a manter o sistema digestivo saudável, segundo a nutricionista Margaux J. Rathbun.
15. Maçã
É repleta de enzimas que podem ajudar no processo digestivo de quebrar e eliminar depósitos de gordura nas células do corpo. Essas enzimas são chamadas de ácido málico e podem ajudar a livrar o corpo de toxinas que levam à celulite, explicou a nutricionista Margaux J. Rathbun.
16. Aspargos
É um alimento de liberação lenta de energia, que ajuda a normalizar os níveis de açúcar no sangue. “Pode funcionar como um poderoso estimulante para o fígado e os rins, ajudando a reduzir a retenção de líquidos e o inchaço. Também é uma boa fonte de vitaminas C, K e betacaroteno”, afirmou a nutricionista Margaux J. Rathbun.
Piores
17. Couve-de-bruxelas
“Enquanto contém fibras e nutrientes, também pode causar gases e expansão gastrointestinal. Então, incorpore-a lentamente à dieta para colher os benefícios de suas fibras”, ensinou a nutricionista Rachel Berman.
18. Sushi
Procure por sushis simples e fuja dos fritos e banhados em molho, que são mais calóricos.
19. Pretzels (rosca salgada em forma de laço)
São ricos em sódio e, então, podem resultar em retenção de líquidos e inchaço, segundo a nutricionista Rachel Berman. Não fornecem nutrientes e não lhe saciam, fazendo com que queira comer ainda mais.
20. Smoothie pronto
Não se deixe enganar pela reputação saudável do produto. “Muitas pessoas não sabem que smoothies comerciais podem ter de 600 a 1 mil calorias por copo”, disse a nutricionista Ilyse Schapiro. Se você gosta da bebida, faça-a em casa, onde pode controlar o que entra no liquidificador.
21. Goma de mascar sem açúcar
“A goma de mascar pode fazer com que engula ar, o que pode levar a uma sensação de inchaço. Além disso, álcoois de açúcar encontrados em produtos livres de açúcar podem perturbar o estômago”, explicou a nutricionista Rachel Berman.
22. Margarina
“A margarina contém gordura trans (o ‘colesterol ruim’), que contribui para o ganho de peso e doenças cardiovasculares”, comentou a nutricionista Margaux J. Rathbun. Prefira saborear iogurte grego/coalhada.
23. Suco de fruta
“A maioria dos sucos de frutas contém uma grande quantidade de açúcar (naturalmente presentes e que algumas empresas adicionam), que pode causar um aumento maciço em nossos níveis de açúcar no sangue. Também são carregados de calorias”, disse a nutricionista Margaux J. Rathbun. Que tal diluir o suco?
24. Molho de soja/shoyu
O produto é repleto de sódio, o que leva à retenção de líquido, comentou a nutricionista Margaux J. Rathbun.
25. Massa feita com farinha branca
“O corpo reconhece a farinha branca como açúcar e a armazena completamente”, disse a nutricionista Ilyse Schapiro. Procure por pães e massas integrais.
26. Bacon
Bacon é uma das carnes processadas menos saudáveis, graças à quantidade alta de sódio e nitrato. “Os nitratos são conservantes que são usados em alimentos processados para manter sua cor. Quando são assados ou fritos em altas temperaturas, podem se tornar cancerígenos”, explicou a nutricionista Lauren Kelly.
27. Pizza congelada
“Pizzas congeladas são carregadas com sódio e conservantes, sendo que a maioria é feita com farinha branca, que reage em seu corpo como açúcar, o que pode levar ao ganho de peso”, disse a nutricionista Lauren Kelly. Faça sua própria pizza com massa integral, queijos menos gordurosos e vegetais.
28. Sorvete
É calórico e fornece bastante gordura saturada, segundo a nutricionista Mary Dinehart-Perry. Prefira picolé de fruta e sorbet.
fonte: Terra


