|

Município de Pedro II tem nova moeda em circulação

O banco colocará 40 mil Opalas à disposição de artesãos, microempresários, sacoleiras, donos de pequenos negócios e dos trabalhadores em geral.

Para combater a concentração econômica local e a evasão de dinheiro para outros municípios, lideranças populares de Pedro II estão se unindo para criar uma moeda própria, a Opalas. O dinheiro, produzido em papel moeda é fabricado pelo Banco Central do Brasil. Moedas sociais são uma alternativa à moeda habitual, o Real, e já circula em vários municípios brasileiros e do mundo.

Para Raimundo João, dirigente estadual da Obra Kolping do Piauí, responsável por gerir o Banco Rede Opala, a economia do município precisa se fortalecer. “Hoje as pessoas pegam o seu dinheiro e vão comprar em Teresina, Piripiri e outros municípios próximos. Com a instituição da moeda, essas mesmas pessoas vão está estimuladas a gastar seu dinheiro aqui, em Pedro II”, defende o dirigente, garantindo que a moeda é segura e está protegida de possíveis falsificações.
Para receber o dinheiro “Opalas”, comércios locais estão sendo cadastrada junto ao Banco Rede Opalas. A moeda será distribuída a partir desta sexta-feira (8), data em que será apresentada aos moradores e aos turistas que estarão na cidade em virtude do Festival de Inverno.
O banco colocará 40 mil Opalas à disposição de artesãos, microempresários, sacoleiras, donos de pequenos negócios e dos trabalhadores em geral.  O valor a serem contratados será de até 500 Opalas (o que equivale a 500 reais), por pessoa. Interessados devem se dirigir à sede do Banco Rede Opalas, que funcionará no Centro Artesanal de Pedro II, setor comercial da cidade.






fonte:portaldaclube