|

Artesanato piauiense é destaque na São Paulo Fashion Week

O trabalho com papelão na parede de Junior Pernambuco se repete como na edição passada.

 Quem visitar o prédio da Bienal do Parque do Ibirapuera a partir desta segunda-feira vai colocar um pé no universo da moda e outro em Várzea Queimada- povoado localizado na zona rural do Piauí, no município de Jaicós, a 27 quilômetros de Teresina.

Os corredores do prédio projetado por Oscar Niemeyer onde acontece a São Paulo Fashion Week vão estar forrados de painéis desta região, considerada a menos desenvolvida do País, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae).
Para este ano, o nordeste, mais precisamente o Piauí, inspira a ambientação. Tudo por causa de Marcelo Rosenbaum, responsável pela cenografia, que usou o projeto dele A Gente Transforma como ponto de partida. A ação tem como intuito promover o desenvolvimento local de comunidades tradicionais do interior do Brasil por meio do design.
Quem passar pela Bienal nesta semana vai encontrar, além das tendências de moda da próxima estação, uma série de fotos de Tatiana Cardeal expostas como estandartes nordestinos e outra exposição com fotos da top Carol Trentini vestindo peças produzidas com palha de carnaúba, uma das principais fontes de renda do Piauí.
O trabalho com papelão na parede de Junior Pernambuco se repete como na edição passada. Só que desta vez com a vantagem de ter 30% do material reaproveitado.
Nos três andares do local, há referências nordestinas e a valorização da sustentabilidade. “Já faz algum tempo que somos ‘carbon free’, mas vale ressaltar que este quesito e fundamental para a realização de cada edição”, disse Borges, se referindo à iniciativa de reutilizar todo o material cenográfico, reduzindo consumo de energia elétrica e reciclando materiais.





fonte:portaldaclube