Pagar com o celular será realidade em breve, dizem especialistas
Pagar as
compras com o celular será, em breve, uma realidade para os
consumidores, mas resta saber quem irá se beneficiar com este novo
mercado: bancos, operadoras de telefonia ou os novos personagens da internet.
O pagamento com o celular utiliza
diferentes tecnologias. Em uma das possibilidades, o comprador pode
pagar a sua mercadoria graças a uma carteira eletrônica localizada na internet; outra opção, mais segura, é passar o celular na frente de um leitor NFC, sem contato ou senha.
Esta última solução obriga o
comprador a dispor de um telefone especialmente equipado, ou carregar
seu chip, enquanto que o vendedor terá de se equipar com um terminal de
pagamento especial. É a opção preferida por operadoras e bancos, mas
parece estar voltada principalmente aos países desenvolvidos.
Contudo, embora algumas cidades
já tenham feito “experiências de tamanho real (…) constatamos que ainda
estamos longe de uma utilização generalizada pelos consumidores e de uma
implantação industrial pelos varejistas”, disse Patrick Flamant, responsável pela empresa Ogone, operadora de pagamento on-line.
A Mobile World Congress, que acontece
nesta semana em Barcelona, foi a ocasião para os fabricantes de celular
anunciarem a saída do mercado de vários terminais compatíveis NFC (Near
Field Communication) e para os fabricantes dos cartões Gelmalto, INSIDE
Secure ou STMicroelectronic apresentarem suas propostas neste terreno.
Além disso, segundo analistas, a função
de pagamento com telefones NFC pode ser superada por outras mais úteis
para o consumidor: cartões de transportes públicos, crachás ou cartões
de fidelidade.
“Na minha opinião, o NFC não vai decolar
porque eu acredito muito mais nas soluções de pagamento por meio de
redes sociais: Facebook credit ou PayPal”, opinou Gilles Blanc, diretor
de estudos do Grupo de Benchmark.
Para o Paypal, especialista em pagamento
pela internet com 106 milhões de usuários ativos, o pagamento com
celular já é uma realidade que alcançou 4 bilhões de transações em 2011 e
deve chegar a 7 bilhões em 2012.
“É importante seguir os nossos usuários
em todos os lugares onde realizam compras”, explica o vice-presidente da
Paypal Mobile, David Marcus. “Vamos investir agora nos comércios
convencionais”, já que “oferecemos soluções para qualquer método de
pagamento”.
Operadoras de cartão
As gigantes companhias americanas Visa e MasterCard optaram por investir
em ambos os campos: o NFC e seus sofisticados telefones e as soluções
de pagamento móvel por celulares mais simples e melhor adaptado aos
países em desenvolvimento.
“O celular é uma ferramenta que nos
permite fazer coisas diferentes em diferentes mercados”, disse Hannes
van Rensburg, chefe da subsidiária de pagamentos móveis do Visa em
países emergentes.
Orange Money, uma filial da operadora de
telefonia francesa Orange, chegou a um acordo com a Visa para oferecer
aos seus clientes em sete países da África e do Oriente Médio, a maioria
dos quais nunca tiveram uma conta bancária, contas pré-pagas móveis
para que possam comprar em lojas.
A Mastercad continua com uma política de
associação com entidades bancárias e operadoras para oferecer pagamento
móvel. Em colaboração com a operadora Turkcell, da Turquia, lançará no
mercado uma carteira eletrônica utilizado por 13 bancos locais. “O
importante não é a tecnologia utilizada, mas a proposta de serviço
oferecida para o consumidor”, explica o chefe do Santander Card, Javir
Herraiz, sócio da Mastercard.
fonte:donodanoticia


