|

Pesquisa destaca os pré-candidatos a prefeito na preferência popular em FLO

Os pré-candidatos Gilberto Júnior (PSB), Salomão Holanda (PRB) e Silas Freire (PMDB) disputam de forma acirrada e empatada a Prefeitura de Floriano nas eleições municipais deste ano, revela pesquisa do Instituto Piauiense de Opinião Pública – Amostragem, por solicitação do Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, com 300 eleitores, realizada nos dias 4 e 5 de fevereiro. Gilberto Júnior ocupa a primeira posição na disputa com 19,33% das intenções de voto estimuladas, seguido de Salomão Holanda, com 16,67% das manifestações de voto; e o apresentador de TV Silas Freire, que está com 15% das intenções de voto.Como a margem de erro da pesquisa do Instituto Amostragem é de 5,54% para mais ou para menos, os pré-candidatos Gilberto Júnior, Salomão Holanda e Silas Freire estão tecnicamente empatados na disputa pela Prefeitura Municipal de Floriano. O vice-prefeito de Floriano, Oscar Procópio (PTB), vem em quarto lugar com 12,33%, também tecnicamente empatado com Salomão Holanda e Silas Freire.
gilsilassaloscar
                                           Na imagem Gilberto Jr., Silas Freire, Salomão Holanda, Oscar Procópio e Enéas

O pré-candidato a prefeito Enéas Maia (PSDB) obteve 10,33% das intenções de voto estimuladas. A pré-candidata do DEM à Prefeitura de Floriano, Ana Cleide, tem 5,67% das intenções de voto, seguida por Antônio Reis (PSDC), com 2,33%; e Joaquim Saraiva (PR) com 2%. Os indecisos somaram 10,67% e os que intencionam votar nulo ou branco representam 5,67%.

“Estão sendo disputados na eleição deste ano para prefeito de Floriano 39.837 eleitores. A pesquisa mostra que a vaga de Joel Rodrigues (PTB) para a Prefeitura de Floriano está sendo disputada por quatro nomes bastante competitivos”, declarou o presidente do Instituto Amostragem, o estatístico e professor da Universidade Federal do Piauí, João Batista Teles. A pesquisa está registrada do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí com o número PI 00007/2012- TRE-PI.

O universo da pesquisa foi formado por pessoas com 16 ou mais anos de anos de idade, com domicílio eleitoral em Floriano residentes na zona urbana. Os bairros pesquisados foram Alto da Cruz, Alto da Guia, Bom Lugar, Bosque Santa Teresinha, Caixa D´Água, Campo Velho, Cancela, Canoas, Catumbi , Centro, Morro da Cruz, Curador, Curtume,Conjunto Hermes Pacheco, Ibiapaba/ Conjunto Jacó Demes, Irapuá I e II, Vila Parnaíba, Juá, São Cristóvão, Manguinha, Matadouro, Meladão, Morro do Tiro, Nossa Senhora da Guia, Conjunto Paraíso, Pau Ferrado, Conjunto Pedro Simplício, Planalto Sambaíba, Rede Nova, Riacho Fundo, Sambaíba Nova, Sambaíba Velha, Santa Rita, São Borja, Taboca, Tamburil, Tiberão, Via Azul/Terra Preta e Vila Leão.

Silas e Oscar lideram no voto espontâneo


A pesquisa do Instituto Amostragem detectou que os nomes mais lembrados espontaneamente pelos eleitores para o cargo de prefeito de Floriano são o apresentador de TV Silas Freire e o vice-prefeito Oscar Procópio, ambos com 6,67% das intenções de voto. Em seguida, também empatados, Gilberto Júnior e Enéas Maia, com 4,33% das intenções de voto espontâneas.

Salomão Holanda e o prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, vêm com 3,67% das intenções de voto espontâneas. Joel Rodrigues não pode ser candidato por ter dois mandatos consecutivos e não ter mais direito à reeleição.

Também foram lembrados espontaneamente os nomes para prefeito de Edgar Fernandes, Joilson Rodrigues e Nelson Júnior, com 0,33% dos eleitores. Um por cento dos eleitores afirmaram, espontaneamente, votar no candidato apoiado pelo prefeito Joel Rodrigues.

É alto o índice de indecisão para prefeito de Floriano. João Batista Teles diz que quando não são estimulados os nomes dos pré-candidatos a prefeito de Floriano, o percentual de eleitores que sabem ou não querem opinar sobre a sucessão municipal alcança 60,67%. Os que pretendem não votar ou votar em branco totalizam 7,67% dos entrevistados. Os nomes mais lembrados espontaneamente pelos eleitores foram Silas Freire e Oscar Procópio, com 6,67%. (E.R.)

Enéas Maia tem rejeição igual à intenção de votos

O pré-candidato a prefeito de Floriano, Enéas Maia, tem rejeição de 10%, mesmo percentual das suas intenções de voto estimulada que ficou em 10,33%. Oscar Procópio e Joaquim Saraiva são os pré-candidatos a prefeito de Floriano com os maiores índices de rejeição dos eleitores, mostra a pesquisa do Instituto Amostragem - Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte.

Oscar Procópio tem 32,67% de rejeição entre os eleitores de Floriano, seguido de Joaquim Saraiva, com índice de 30,67%. Cinco pré-candidatos – Ana Cleide, Gilberto Júnior, Silas Freire, Salomão Holanda e Antônio Reis – estão tecnicamente empatados no índice de rejeição para a Prefeitura de Floriano.

Ana Cleide tem 15,67% de rejeição; Antônio Reis, Salomão Holanda, têm rejeição de 14% de rejeição dos eleitores. Gilberto Júnior tem 13,67% de rejeição. Os eleitores que não quiseram ou não souberam a quem rejeitar para prefeito de Floriano totalizaram 12% e os que intencionam votar nulo e branco são 3% e que se manifestaram afirmando não rejeitar somaram 3,67%.

O professor João Batista Teles esclarece que a soma dos percentuais de rejeição não é de 100% por um eleitor pode rejeitar mais de um nome de pré-candidato.

Na pesquisa do Instituto Amostragem - Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte os eleitores foram estimulados para responder a seguinte pergunta: “a vontade do senhor ou da senhora em votar em um candidato a prefeito de Floriano, aumenta, não muda ou diminui se ele tiver o apoio do prefeito Joel Rodrigues (PTB), do governador Wilson Martins (PSB) ou do senador Wellington Dias (PT)?”.

O percentual de eleitores que responderam que a vontade de votar no candidato a prefeito aumenta é de 50% para o senador Wellington Dias; 26,67% para o governador Wilson Martins e 22,33% para o prefeito Joel Rodrigues.

O percentual de resposta de que a vontade diminui quando o candidato tem o apoio do prefeito Joel Rodrigues é de 35,33%. Este percentual para o governador Wilson Martins é de 25,33% e para o senador Wellington Dias é de 10,37%. (E.R.)

Fonte: piauinoticias