|

Ordenação do novo bispo da Diocese de São Raimundo Nonato,

 A ordenação episcopal de Dom João Santos Cardoso, novo bispo da Diocese de São Raimundo Nonato, aconteceu neste domingo (12), na cidade de Vitória da Conquista no estado da Bahia. A celebração, que começou às 09h00 da manhã e terminou por volta das 13h00 (horário de Brasília), contou com a presença de arcebispos, bispos, padres, religiosos e religiosas de vários estados.

Aproximadamente três mil pessoas assistiram a solene celebração no Ginásio de Esportes Raul Ferraz da cidade de Vitória da Conquista. Uma caravana da Diocese de São Raimundo Nonato participou do evento. A Solene Celebração foi transmitida ao vivo pela Rádio Cultura FM de São Raimundo Nonato, em rede com a Rádio Cultura da cidade de Picos.

Dom João Cardoso foi nomeado bispo da Diocese de São Raimundo Nonato no dia 14 de dezembro do ano passado. Ele sucede Dom Pedro Brito Guimarães nomeado arcebispo da Arquidiocese de Palmas no estado do Tocantins em 2010.

Filho de João Francisco Cardoso e Maria Ferreira dos Santos, Monsenhor João Cardoso iniciou sua formação em Dário Meira, tendo concluído o bacharelado em Filosofia no Seminário Maior do Nordeste de Minas em Teófilo Otoni (MG) e o bacharelado em Teologia no Instituto de Ilheús (BA). Dentre suas graduações, também inclui Licenciatura em Filosofia no Centro Universitário da Assunção (UNIFAI) SP; e o mestrado e doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, Itállia.

Monsenhor João Cardoso foi ordenado sacerdote da Arquidiocese de Vitória da Conquista em 1986, e nesta mesma Arquidiocese exerceu vários ofícios e ministérios. Atualmente é Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças da cidade de Vitória da Conquista; Professor e Diretor do Instituto de Filosofia Nossa Senhora das Vitórias; Membro do Colégio de Consultores, do Conselho Presbiteral, do Conselho de Formadores e do Conselho Pastoral Arquidiocesano; Coordenador Arquidiocesano de Pastoral; Vigário Regional do Vicariato São Lucas e Representante do Clero no Conselho Regional dos Presbíteros (CRP).

Além de suas atividades pastorais e religiosas, Monsenhor João Cardoso foi professor de Filosofia e Ética na FTC (Vitória da Conquista, 2003-2007), professor de Filosofia na Faculdade Juvêncio Terra (Vitória da Conquista, 2005-2009), presidente da Fundação Edvanda Maria Teixeira, e, desde 2005, é professor adjunto do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Possui artigos publicados na área de Filosofia e Ciências Humanas em periódicos, obras coletivas, anais de congressos, colóquios e simpósios.

 







Fonte:saoraimundo.com