|

FESTEJO DE NOSSA SENHORA DA GUIA COMEÇA DIA 11



As atividades culturais/religiosas pelos 91 anos do festejo de Nossa Senhora da Guia, que estará se iniciando no domingo 11 de setembro,
A capela de Nossa Senhora que deve se tornar um santuário, de acordo com informações do líder da Igreja Católica no município, dom Valdemir Ferreira, está passando por uma limpeza e até a quinta-feira estará concluída. As informações são do David Rodrigues, filho do saudoso Manoel da Guia, que por décadas comandou a manifestação religiosa.

Ainda segundo David Rodrigues um galpão está em construção para receber os romeiros procedentes de outras cidades e até estados.
O local tem duas áreas grandes, dois banheiros e uma cozinha. Como vem ocorrendo nos últimos anos mais de dez mil pessoas devem participar da ação religiosa que terá o encerramento dia 20 de setembro.
A abertura dia 11, será 5:30h da manhã com uma alvorada na comunidade e a presença da Banda de Música do município que tem a regência do maestro Aroldo, em seguida deve haver uma bênção com um Frade Franciscano e depois um café da manhã para cerca de 200 pessoas.
Algumas mudanças estão certas de serem colocadas em prática, como as barracas do lado direito que serão removidas para outro local, para concentração das pessoas que vão aos milhares, principalmente para a procissão e missa campal na última noite da festa.
A programação já está definida e o tema da primeira noite é “Mãe de Guia, guiai-nos no amor”. Os noitantes são todas as mulheres como nomes de Maria da Guia, e ainda as comunidades: Guia, Alto da Guia, Curtume, Santa Rita, Princesa do Sul, Tiberão e escolas Frutuoso Pacheco, Braulino Duque de França, Padre Pedro, Dom Edilberto e Sindicato dos Taxistas.