|

Romaria reúne 20 mil pessoas em Campo Maior


A romaria é uma realização da Comissão Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e das Pastorais Sociais.
Mais de 20 mil romeiros vindos de oito dioceses do Piauí participaram no sábado e domingo da 12ª edição da Romaria da Terra e da Água, que aconteceu na diocese de Campo Maior.
A romaria é uma realização da Comissão Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e das Pastorais Sociais e está em sintonia com toda a ação evangelizadora da Igreja, e tem sido um dos momentos de forte expressão popular, reunindo representante das dioceses, todos os bispos e do povo de Deus.

"Salvar a Terra e a Água é salvar a Vida" foi o tema da 12ª edição da Romaria e está em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade/2011, que é "Fraternidade e Vida no Planeta", trazendo para a reflexão da sociedade a perspectiva de uma mudança de comportamento e atitudes diante do descaso e da falta de cuidado com a natureza e a mãe Terra.

Para Dom Eduardo Zielski, bispo da Diocese de Campo Maior, que está sediando o evento, a romaria representa a animação da fé e vai na trilha da questão social, na luta pela terra e água, com uma grande mística do povo de Deus. "É também uma forma de chamar a atenção para uma reflexão sobre a terra e água que não são valores intermináveis, e que podem um dia se esgotar se agente não respeitar", enfatizou.

Segundo a coordenadora das Pastorais Sociais, Irmã Cirlene Sasso, a romaria foi realizada como muitos esforços e há muito tempo vinha sendo preparada e por isso acredita que os objetivos foram alcançados porque foi possível fazer com que o povo refletisse sobre o meio ambiente, sobre as mudanças climáticas, sobre o cuidado que é preciso ter com a terra, com a água e com o todo o planeta, principalmente com os seres vivos.

A 12ª edição da Romaria da Terra foi muito participativa, com muitas dioceses na preparação e celebração dos encontros, na preparação das caravanas, e por isso foi um momento muito importante para todo a Regional Nordeste 4 da CNBB. A romaria contou ainda com uma boa participação do clero das dioceses, dos bispos de cada uma delas e ainda do arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito.

No sábado os romeiros participaram das plenárias que acontecem na cidade, todos os seminários referentes ao meio ambiente, sobre as mudanças climáticas e os impactos dos grandes projetos que estão sendo implantados no Piauí. À noite houve o momento quando todos os romeiros deram um abraço no açude grande da cidade. Em seguida houve a tribuna livre, onde foram colocados os resultados dos seminários, mas antes também teve a acolhida que foi feita por Dom Eduardo, bispo da diocese que sediou o evento e contou a com a palavra do prefeito de Campo Maior, Paulo Martins.

Após a apresentação dos resultados das plenárias dos seminários, aconteceu o show com o cantor Zé Vicente, com músicas que marcam as romarias. Para encerrar o evento na madrugada de ontem, houve a celebração da eucaristia e envio dos romeiros, que voltando as suas dioceses dão continuidade à luta da romaria no dia-a-dia.



FONTE:Liberdadenews