|

CARTA AO POVO DE DEUS

 Leia a carta na íntegra
Queridos irmãos e irmãs, religiosos e religiosas, seminaristas, agentes de pastoral, animadores de Grupos, Movimentos, Pastorais e Comunidades, e todo o Povo de Deus presente na Igreja Particular de Floriano.

A graça e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo estejam com vocês!

Reunidos como presbitério da Diocese de Floriano, em retiro espiritual na cidade de Marcos Parente – PI, Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Centro Canaã, nos dirigimos a todos vocês com o coração abastecido da graça de Deus, que nestes dias revigorou o nosso ser sacerdote a fim de vivermos nossa missão pastoral e paroquial junto a vocês de forma ardorosa e entusiástica, como servidores do Reino, configurados a Jesus Bom Pastor. Cremos que vocês entendem o porquê deste nosso afastamento das atividades cotidianas e paroquiais, e que nos acompanharam com suas orações e amizade.
Estivemos bebendo no poço da Palavra de Deus, cujo valor e centralidade na nossa vida vêm realçados na Exortação Apostólica Pós-Sinodal, do Santo Padre o Papa Bento XVI, Verbum Domini (A Palavra do Senhor). Assimilamos o espírito deste documento através da partilha feita por Dom Valdemir, Padre Nylfrânyo e Frei João Batista, como também através da Eucaristia, oração, meditação pessoal e práticas devocionais.
A conclusão deste nosso retiro – hoje, 17 de março – coincide com o primeiro aniversário da Nomeação do nosso pastor diocesano, Dom Valdemir. Da sua posse até hoje são oito meses do seu ministério episcopal entre nós. Já percebemos muitos avanços em benefício da evangelização e organização de nossas Paróquias e comunidades. Destacamos positivamente a criação de novas Paróquias, elevando 13 municípios à dignidade paroquial e fortalecendo a sede diocesana com mais 04 Paróquias. São notórias a auto-estima, a motivação e a alegria dos fiéis leigos e ordenados em busca da organização pastoral, litúrgica e econômica de suas comunidades paroquiais, expressão de compromisso e amor para com a Igreja de Deus. Que o Espírito Santo nos acompanhe em todo este processo de consolidação de nossas Paróquias como “casa e escola de comunhão” dos discípulos missionários do Senhor. Reassumimos nosso compromisso de pastores em lhes acompanhar com nossas orações, nossas presenças e nosso apostolado.
Também vemos como dom do Espírito o fortalecimento dos nossos Zonais, hoje denominados Regionais, como instância de aproximação de nossas Paróquias em suas características e desafios comuns face ao anúncio do Reino de Deus. Dois novos foram criados, e temos a figura do Vigário Regional com maior visibilidade, que tece, com o bispo diocesano, a comunhão diocesana entre nós.
Um suave sopro do Espírito está sobre a nossa Diocese, convocada que foi por Dom Valdemir para o I Sínodo Diocesano. Sua primeira assembléia aconteceu em fevereiro pp. Estamos percorrendo juntos um caminho, atentos à realidade que nos cerca e ao modo como agimos pastoral e sacramentalmente. O Povo de Deus, através dos seus representantes paroquiais, está sendo ouvido, apresentando sugestões, princípios e orientações que norteiam a missão evangelizadora do rebanho do qual Dom Valdemir é pastor.
Concluímos pedindo ao Deus da vida e da esperança que nos mantenha alicerçados no amor e na comunhão fraterna.

Em Cristo Jesus,
o Clero da Diocese de Floriano, unido ao seu pastor.
Marcos Parente, 17 de março de 2011.