|

Genéricos têm mais de oito milhões de prescrições

Pesquisa indica que a cada 20 remédios receitados pelos médicos, 15 são genéricos.

Do total de 63 milhões de receitas médicas emitidas no período de julho de 2012 a julho de 2013 em todo o Brasil, os medicamentos genéricos responderam por 8,4 milhões das prescrições, o que representa 69,4% do total.
Estes foram os dados de pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (Pró-Genéricos), com base nos indicadores do Close-up International.
A avaliação indica ainda que, entre 20 medicamentos mais receitados pelos médicos brasileiros, 15 são genéricos. O medicamento genérico possui o mesmo fármaco – ou seja, princípio ativo igual – na mesma dose e forma farmacêutica do medicamento convencional, sendo administrado pela mesma via e indicação terapêutica do medicamento de referência no país.
Em geral, esse tipo de remédio é mais barato porque os fabricantes de medicamentos genéricos não necessitam fazer investimentos em pesquisas para o seu desenvolvimento, como os laboratórios que iniciam a descoberta de novos princípios ativos, mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária garante que o genérico tenha a mesma dosagem do remédio convencional antes de ser comercializado.