|

Festas pelo interior mostram beleza da cultura do Piauí.

Muitas vezes esquecida, tradição piauiense é rica e faz os olhos de quem conhece brilhar.

 

 "Piauí Terra querida"! Esse é o refrão de propagandas do governo do estado. Porém o que acontece, muitas vezes, é que se negligencia o que há de bom da própria terra. É com esse pensamento que muitas cidades do interior do estado estão investindo nas festas que realçam a cultura piauiense.
É o caso de cidades como Eliseu Martins (347 Km ao Sul de Teresina) e Manoel Emídio (345 Km ao Sul de Teresina), que buscaram "realizar festas que viessem a resgatar a cultura do Piauí e proporcionar com que as novas gerações conheçam e mantenham viva essa riqueza", como comenta a secretária de Cultura de Eliseu Martins Nicileide Araújo Ferrraz.
Eliseu Martins, por exemplo, resolveu resgatar a cultura da festa junina e das quadrilhas de danças típicas regionais. Ao todo, 25 apresentações, em 3 dias, levaram um colorido todo especial à praça central da cidade, somado a diversos sons que permeiam os ouvidos dos piauienses desde muitas épocas atrás, como o bumba meu boi, o carimbó, o xote, o baião e o arrasta-pé.

Nicileide, secretária de Cultura de Eliseu Martins, ao lado da filha Alana
Porém não só de tradição a festa foi cercada. "Resolvemos misturar tradição e inovação nas apresentações", ressalta Nicileide, o que foi possível comprovar ao se observar passos de música eletrônica como o Funk carioca do "A lek, lek" e o Freestyle das poderosas da Anitta, mescladas às apresentações das crianças. Outra coisa que a secretária fez questão de frisar é que, além de trabalhar a cultura do Piauí com as crianças, a arrecadação das festas vai para as escolas do município.
Já com a cidade de Manoel Emídio, a prefeitura resolveu investir em outra tradição piauiense: a vaquejada. A festa do vaqueiro da cidade mobilizou a população, que saiu montada nos cavalos para participar de eventos como cavalgada, corrida, missa, além de encontros com muita descontração, sem deixa de falar nas toadas (cantigas antigas compostas pelos vaqueiros) entoadas durante toda a festa.