|

Cerca de 700 piaiuienses se preparam para Jornada Mundial

De avião ou de ônibus, eles se organizam para o evento, que começa na próxima terça.

Seja pelo ar ou por terra, os peregrinos piauienses que vão para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) não se importam com os meios de transporte com os quais chegarão ao seu destino. O objetivo é um só: chegar ao Rio de Janeiro no dia 23 de julho e participar do encontro com o Papa Francisco e com católicos dos quatro cantos do mundo.
O maior evento voltado para a juventude católica do planeta, que deve reunir 2 milhões de jovens, receberá cerca de 700 piauienses que se inscreveram na JMJ e partirão em caravanas a partir deste sábado (20). Só de Teresina, 450 jovens participam do evento. Em todo o estado, os municípios de Parnaíba, Picos, Bom Jesus, Floriano, Oeiras e São Raimundo Nonato também enviarão peregrinos.
 
Gil Kairós é o coordenador da caravana “Somos Igreja Jovem”, da Pastoral da Juventude e, junto com ele, 100 jovens, distribuídos em dois ônibus, sairão de Teresina no dia 20.
“Desde o ano passado, a nossa caravana se organiza. As pessoas optaram por ônibus pela questão financeira e também para garantir que pudéssemos passar por outros pontos antes de chegar ao Rio de Janeiro. Como teremos parada é em Inhuma e Santa Cruz dos Milagres, não teríamos condições de ir de avião”, explica Gil Kairós.
Da Comunidade Católica Shalom, 225 jovens vão para a Jornada e a caravana optou pelas passagens aéreas pela comodidade e menos tempo de viagem. João Batista Rios, um dos coordenadores da caravana, afirma que o grupo compreende pessoas de 15 a 68 anos de idade e que, por conta da diversidade de pessoas.
“Como algumas pessoas estudam e trabalham, não havia tanta disponibilidade de tempo para irmos de ônibus, pois são dois dias de viagem e, além disso, o cansaço físico de passar 48 horas na estrada também contou muito para a nossa escolha de ir de avião”, conta o jovem.