|

Confira os meios para conseguir isenção de taxa no Enem.

O número de isenções da taxa concedidas pretende aumentar ainda mais.

No ano passado, quatro milhões de estudantes fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sem precisar desembolsar um centavo. O número de isenções da taxa concedidas, que já era alto em relação ao total de candidatos (quase 70%), promete aumentar ainda mais na prova deste ano, que está com inscrições abertas a partir de hoje.
Os critérios de gratuidade foram ampliados.
Agora, não vão precisar pagar os R$ 35 da taxa de inscrição os candidatos que tiverem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. No ano passado, esse valor era de meio salário.
Quem estiver cursando ou tiver cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola particular também é isento do pagamento — da mesma forma que em 2012.
A novidade deve ampliar o acesso ao exame, que terá provas aplicadas apenas em outubro (veja mais ao lado). As inscrições começam hoje, às 10h, e vão até as 23h59m do próximo dia 27.
Moradora da Rocinha, a estudante Isabelle Morais, de 17 anos, não vai precisar desembolsar o valor da taxa, já que é aluna do ensino médio no Colégio Estadual Antônio Maria Teixeira Filho, no Leblon. Para ela, além do benefício financeiro, a isenção tem outras vantagens.
— Com certeza é melhor não ter essa despesa, mas também fico feliz em não ter que me preocupar com o boleto. Eu ficava com medo de esquecer de pagar e perder o prazo — conta ela, que estuda no pré-vestibular comunitário Vetor 3, que funciona no Colégio Santo Agostinho.
Para ter direito à isenção por carência socioeconômica, é preciso que o Ministério da Educação confirme o pedido. Depois de se inscrever, o candidato deve conferir, no próprio site do órgão, se a solicitação foi aceita ou não.
Como se inscrever e garantir a isenção na taxa do Enem:
Pela internet
A inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio pode ser feita apenas pela web, no site do Ministério da Educação (www.mec.gov.br). É preciso clicar no link Enem 2013 e informar CPF, e-mail, número de telefone e outros dados pessoais.
gratuidade na taxa
Para solicitar a isenção da taxa de R$ 35, o candidato deve, na inscrição, declarar carência socioeconômica e dar as informações solicitadas. Documentos que comprovem a situação podem ser exigidos.
Dois dias de prova
Em 26 de outubro, serão aplicadas as provas de História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Química, Física e Biologia. No dia 27, é a vez de Matemática, Português, Literatura, Artes, 





 Fonte: Extra Online