|

IBGE começa a avaliar divisa entre Piauí e Ceará para definir os limites

A área observada chega a 425 quilômetros; Instituto pretende definir os limites territoriais.

Com a intenção de fazer o reconhecimento e delimitação da divisa entre Piauí e Ceará para que os limites geográficos entre os dois estados sejam definidos pela União, a partir desta quarta (20/02), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia um trabalho em campo nos dois territórios nordestinos. A extensão total norte-sul da área observada pelas equipes aproxima-se de 425 quilômetros.
As faixas de terra que serão analisadas encontram-se na Serra da Ibiapaba e envolvem 13 municípios cearenses (Granja, Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá, Ipueiras, Poranga, Ipaporanga e Crateús) e nove piauienses (Luís Correia, Cocal dos Alves, Cocal, Piracuruca, São João da Fronteira, Domingos Mourão, Pedro II, Buriti dos Montes e São Miguel do Tapuio).
AÇÃO
Serão realizadas análises do material cartográfico e do descritivo da divisa, bem como inspeções e levantamento de informações em campo. Para auxiliar na definição precisa, o governo do Estado do Ceará, por meio do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), está fazendo a aquisição de imagens de satélites de alta resolução espacial de todo o Ceará, incluindo as áreas de divisas com os demais estados.
Os técnicos envolvidos explicam que conhecer os limites territoriais é de fundamental importância para o bom funcionamento da gestão pública territorial, pois evita que surjam problemas, principalmente aqueles referentes à prestação dos serviços públicos.
Pelo Ceará, participam técnicos do Ipece e do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace). Já pelo Piauí, a equipe conta com integrantes da Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (Cepro) e do Instituto de Terras do Piauí (Interpi). A coordenação geral é do IBGE.







fonte:180graus