|

Seca afeta 771 mil pessoas no Piauí, diz defesa civil nacional


Segundo dados atualizados, no site da Secretaria Nacional de Defesa Civil, 1.089 municípios da região tiveram decretos de situação de emergência reconhecidos pela União. No Piauí, 155 municípios já decretaram estado de emergência. Em todo o estado, 871.411 pessoas já foram afetadas pela estiagem, segundo a Defesa Civil nacional. A estiagem na região, que vem se agravando desde setembro de 2011, é considerada por especialistas a maior das últimas três décadas.
Balanço das defesas civis estaduais aponta que 8,3 milhões de pessoas já são afetadas pelos problemas da estiagem em oito dos nove Estados nordestinos -somente o Maranhão não informou os afetados nas cinco cidades com decreto reconhecido. O número vem crescendo ao longo das semanas, já que muitas comunidades estão consumindo o restante da água armazenada em chuvas do ano passado.
Segundo dados de um mapa de chuvas do Nordeste em julho, divulgado pelo Lapis (Laboratório de Processamento e Imagens de Satélite da Universidade Federal de Alagoas), as regiões semiáridas dos Estados de Sergipe e Alagoas re-gistraram precipitações, mesmo que em pequena quantidade, que ajudaram a revitalizar o pasto dos animais. Já Estados como Bahia, Ceará, Pernam-buco, Rio Grande do Norte e Paraíba continuam sem chuvas nas regiões semiáridas.
Dados de estações de captação de chuvas instaladas na região, em áreas como o Sul do Ceará e Piauí, noroeste da Bahia e oeste de Per-nambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, não registram nenhuma chuva este mês. A previsão é de que só chova dentro de dois meses.





fonte:diariodopovo