|

Piauiense começa sábado e dá vaga para Copa do NE

Com Evair e Tuta como principais contratações de River-PI e Fla-PI, respectivamente,
para temporada, Edição da temporada 2014 duração de quatro meses.

 Começa, neste sábado (25), o Campeonato Piauiense 2014. Durante quatro meses, oito clubes brigarão não apenas pelo principal título do estado. Em jogo, há também uma vaga para Série D do Brasileiro, uma para Copa do Brasil e duas para Copa do Nordeste 2015. Se depender dos clubes, emoção e rivalidade não faltarão nos seis estádios que sediarão partidas. 
E, para atrair torcedores e superar a média de público do ano passado, alguns clubes resolveram apostar em reforços de peso. O River-PI, por exemplo, trouxe Evair, ídolo do Palmeiras, para comandar a equipe no Estadual. O tricolor tem ainda no elenco Marciano, piauiense com carreira pelos clubes do Nordeste. O arquirrival do tricolor não ficou atrás. O Flamengo-PI tem no time o atacante Tuta, ex-Fluminense, Palmeiras e Vasco. 
Além de River-PI e Flamengo-PI, outros seis clubes estão na disputa: 4 de Julho, Barras, Caiçara, Cori-Sabbá, Piauí e Parnahyba. Atual campeão Piauiense, o Tubarão tenta defender a hegemonia e conquistar o terceiro título consecutivo. Confira, no guia do GloboEsporte.com/pi, como os clubes começam a corrida pela taça de campeão.

Regulamento

O Campeonato Piauiense de 2014 teve a fórmula de disputa alterada. Ao contrário de 2013, quando os participantes se enfrentaram em jogos de ida e volta em turno único, desta vez a competição foi dividida em dois turnos.
O primeiro foi batizado de Taça Estado do Piauí e o segundo de Taça Cidade de Teresina. Ao final de cada turno, os quatro melhores classificados avançam para as semifinais, os vencedores se enfrentam na final do turno e o campeão garante vaga na decisão do Estadual. Em caso da mesma equipe vencer os dois turnos, será declarado automaticamente campeão Piauiense, sem necessidade de ser realizado o último jogo decisivo.
Uma semelhança com o campeonato do ano passado é a ausência de disputa de pênaltis nos jogos decisivos. Em caso de empate, no tempo normal e na prorrogação, será declarado aquele de melhor índice técnico.

fonte: com informações do g1piauí