|

Carros-pipa que atendem o Piauí serão vistoriados pelo Exército

A operação acontecerá em duas etapas. A primeira terá início no próximo dia 27.

Os carros-pipa de todo o Estado vão passar por inspeções que irão avaliar a qualidade da água que chega até as casas dos piauienses através desse transporte. Trata-se de uma operação que será realizada pelo 25º Batalhão de Caçadores e terá o apoio da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), através da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (Divisa) e da Coordenação de Vigilância Ambiental da Sesapi.
A Operação acontecerá em duas etapas. A primeira, com início no próximo dia 27, a partir das 14h, no 25º BC, será de orientações para os pipeiros (proprietários/motoristas dos carros-pipa) sobre os cuidados básicos com a limpeza e desinfecção dos carros, preparo da solução desinfetante, entre outros assuntos. A segunda, prevista para iniciar em março, será uma vistoria técnica dos carros-pipa.
“É nesta etapa que eles serão avaliados para que sejam liberadas, ou não, a licença sanitária. Só terá a licença sanitária liberada aqueles carros que estiverem aptos para fazer esse tipo de serviço”, explicou o coordenador de Saneamento e fiscal da Divisa, Salustiano Bezerra.
Ao todo são mais de 800 pipeiros cadastrados em todo o Piaui. Durante as fiscalizações alguns critérios serão avaliados, como por exemplo, as condições do carro. “O carro deve estar em boas condições de uso e deve ser utilizado exclusivamente para o transporte de água”, disse o coordenador.
A água, uma vez contaminada, pode causar sérios problemas de saúde para a população (infecção, diarreias, hepatite, entre outras doenças). Por isso, é essencial a higiene dos veículos e o controle do produto.
Após as inspeções, os fiscais da Divisa e Vigilância Ambiental da Sesapi retornam aos municípios-polos para ministrar treinamentos de serviços com as Vigilâncias Sanitárias municipais para que elas possam dar continuidade aos trabalhos.
Segundo o coordenador do Programa de Vigilância de Controle e Qualidade da Água (Vigiágua), Antonio Sá, a capacitação vai ocorrer de segunda a sexta. "Vamos dar orientações sobre a qualidade da água e sobre o tratamento e desinfecção dos tanques dos veículos. Todas estas normas seguem na Portaria 2914, do Ministério da Saúde", informa.
Cronograma:
Dia 27 - a partir das 14h - 8 municípios (72 pipeiros)
Dia 28 - 8h às 12h e 14h às 17h - 9 municípios (145 pipeiros)
Dia 29 - 8h às 12h e 14h às 17h - 28 municípios (136 pipeiros)
Dia 30 - 8h às 12h e 14h às 17h -16 municípios (146 pipeiros)
Dia 31 - 8h às 12h - 23 municípios (80 pipeiros).


fonte: com informações do liberdadenews