|

Piauienses receberão remédios gratis para 110 doenças; veja lista

Pessoas com asma, artrite e outras doenças serão beneficiadas.

Cerca de 12 mil piauienses serão beneficiados através da concessão de remédios para tratamento de doenças crônicas ou raras. O investimento mensal do governo do Estado é de R$ 1 milhão e garante 136 tipos de medicamentos disponibilizados gratuitamente para a população. Eles auxiliam o tratamento de 110 patologias distintas.
Os medicamentos são distribuídos de forma pontual para garantir que os usuários do serviço sejam abastecidos de maneira que não lhes falte remédio, tendo em vista que geralmente são de uso contínuo. “Através de planejamento, estabelecemos uma projeção anual de aumento do uso desses medicamentos e, hoje, a distribuição acontece de forma pontual. Os pacientes que necessitam desse tratamento especial são atendidos pelas farmácias e profissionais capacitados”, explica a coordenadora estadual de Assistência Farmacêutica, Natalya Aires.

Em Teresina, o serviço é oferecido na Farmácia de Medicamento Excepcional, localizada no Centro da cidade, na Rua 24 de Janeiro, próximo à Praça da Liberdade. Além da capital, mais oito municípios do Estado possuem sede da farmácia, são eles: Bom Jesus, Campo Maior, Floriano, Parnaíba, Piripiri, Picos, Oeiras e São Raimundo Nonato.

Para ter acesso ao medicamento, o paciente deve levar os documentos pessoais (RG, comprovante de residência e Cartão Nacional do SUS), além do Laudo para Solicitação de Medicamento Excepcional (LME), prescrição médica e exames comprobatórios da patologia em questão.

“É importante ressaltar que, por uma exigência do Ministério da Saúde, a cada três meses, o paciente deve apresentar uma nova prescrição médica e um novo Laudo, a fim de garantir o tratamento adequado, que pode mudar com o tempo”, ressalta Natália Aires.



fonte: com informações do cidadeverde