|

Municípios recebem capacitação sobre o Selo Unicef

Na manhã desta quinta-feira, 12, os municípios que aderiram ao Selo UNICEF edição 2013-2016 participaram da primeira capacitação sobre a metodologia e articulação de trabalhos. A abertura foi marcada pelo coral de alunos da Escola Machado de Assis, de Teresina, que entoou canções da música popular brasileira e natalinas. O evento foi realizado na Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi).
 Em seguida, as atividades tiveram início com o debate "A voz dos municípios", onde foi montada uma bancada com três representantes municipais respondendo perguntas sobre as experiências obtidas nas edições anteriores do Selo. Cada participante ressaltou a mudança proporcionada com a adesão do município ao Projeto. Até agora, 133 municípios já confirmaram sua participação nesta edição 2013-2016.
 O Selo Unicef conta com o apoio do Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), da Associação Piauiense de Municípios (APPM) e de outras instituições parceiras para incentivar a participação efetiva  dos municípios piauienses.

De acordo com Maria Luiza de Cantalice, coordenadora de educação contextualizada no semiárido, a Seduc tem contribuído tanto na mobilização como na estrutura necessária para o acompanhamento junto aos municípios. "A Secretaria tem sido uma grande parceira, pois tem disponibilizado os recursos necessários para que possamos executar as ações", afirma.

O Piauí vem se destacando, em sua participação, a cada edição do Selo. Até agora, o Estado já possui 61 municípios certificados nas edições anteriores. Esse envolvimento e compromisso têm mostrado resultados positivos em áreas como educação, saúde e assistência social.

O município de Castelo do Piauí já foi contemplado três vezes com o Selo. O gestor municipal, José Ismar Martins, destacou que o município busca ser contemplado pela quarta vez e que, para isso, já começou a mobilizar todos os órgãos e instituições da cidade. O prefeito também falou sobre a importância do Selo na melhoria dos indicadores.

"Através do Selo Unicef o nosso município cresceu muito, principalmente no que diz respeito aos programas e políticas voltadas à criança e ao adolescente. Um dos resultados que podemos destacar foi o fato de termos conseguido qualificar nossos professores e reduzir a distorção idade x série", concluiu José Ismar.

A Capacitação teve o objetivo de ouvir os municípios sobre suas dúvidas e necessidades, além de incentivar o trabalho conjunto voltado para resultados. Rui Aguiar, coordenador do Selo no Piauí, explicou que a troca de experiências é um dos caminhos para ajudar no bom desempenho dos trabalhos. "Não é só o trabalho de um município que vai fazer a diferença, é preciso que todos estejam envolvidos e colaborem entre si para que os objetivos e metas sejam alcançados", disse.

Rui também frisou que é importante que o município faça a adesão ao Projeto para que possa receber o apoio e orientação necessária em ações de combate à desigualdade. A meta é que 160 municípios piauienses confirmem sua participação. O gestor que ainda não aderiu ao Selo deve procurar a professora Maria Cantalice, na sede da Seduc, até o dia 20 de dezembro para garantir a adesão do município.


fonte: com informações do piauinoticias