|

Música Para Todos terá programação em homenagem ao Dia dos Músicos

XIV Semana Santa Cecília Para Todos será realizada para comemorar o Dia dos Músicos em Teresina.

O projeto Música Para Todos realiza durante o mês de novembro a XIV Semana Santa Cecília Para Todos, com uma programação e festividades em alusão ao dia do Músico e em homenagem à Santa Cecília, padroeira dessa classe artística. 
A coordenadora de Marketing do projeto, Cláudia Simone, fala mais sobre o evento. “A comemoração do Dia dos Músicos é um momento especial onde o Música Para Todos reúne seus 3.500 alunos para comemorarem o seu dia e abre uma programação especial com artes integradas para a população”, conta.
Com festividades inteiramente gratuitas e abertas para toda a comunidade, a XIV Semana Santa Cecília Para Todos terá uma novidade. “A grande novidade é o lançamento do curso de guitarra do Música Para Todos, para isso estamos trazendo Tiago Della Vega para fazer uma apresentação na festa do Dia do Músico”, revela.
Segundo a coordenadora, Tiago Della Vega foi considerado pelo Guiness Book, o guitarrista mais veloz do mundo. Sua apresentação em Teresina acontece dia 21 de novembro, a partir das 20h no Gran Hotel Arrey. “Já no dia 22, o músico fará o workshop [Carreira Musical], cujas inscrições estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas na sede do Música Para Todos, Centro Musical e Ordem dos Músicos (OMB-PI)”, fala.
A apresentação e workshop do guitarrista mais veloz do mundo possui vagas limitadas e guitarristas locais como Xico Vai, André de Sousa e Felipe de Sousa, além do professor do Música Para Todos, Cosme Bezerra [que irá coordenar o curso de guitarra do projeto], farão a abertura da apresentação de Tiago Della Vega. 
 

Santa Cecília
Cecília era jovem romana. Após casar com Valeriano, que era ateu, conseguiu convertê-lo. Em seguida os católicos foram perseguidos pelo Império Romano, de modo que Valeriano e seu irmão Tibúrcio foram mortos. Cecília foi presa ao enterrar os corpos do marido e cunhado.
Por ser popular em Roma em função de sempre ajudar os mais necessitados, sua execução seria em sua casa a fim de evitar protestos. Cecília foi presa em um quarto de banhos quentes para que morresse asfixiada, porém cantou louvores a Deus durante três dias e três noites. Como não morria, foi retirada do quarto para ser degolada. 
Com três tentativas de degola, número máximo para a execução, Cecília permanecia viva, então foi deixada agonizando e seus cantos ainda podiam ser ouvidos mesmo tendo perdido as cordas vocais. Por esse motivo é que após ser canonizada é considerada a padroeira dos Músicos. Há registros que apontam Cecília como instrumentista de piano e harpa, motivo que a consagra protetora dos músicos.
 
fonte: com informações do portal o dia