|

Dezesseis cidades do PI receberão Médicos cubanos

Durante esta semana, medicoscubanosos médicos participaram de treinamento em Teresina, realizado pela Secretaria Estadual da Saúde e Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Piauí e com o Ministério da Saúde. Após o encerramento, nesta sexta-feira (1º), prefeitos e secretários Municipais de Saúde recepcionaram os profissionais do programa Mais Médicos e os conduziram para as cidades de atuação.

Um total de 16 municípios receberá profissionais do programa Mais Médicos nos próximos dias. Os estrangeiros atenderão à população do interior do Estado nas Unidades Básicas de Saúde das cidades cadastradas no programa, fortalecendo a atuação das equipes da saúde da família.

De acordo com o coordenador estadual do programa Mais Médicos, João Victor da Silva Barboza, a Secretaria Estadual da Saúde, com a Gerência de Atenção Básica junto com a Coordenação Estadual do Programa Mais Médicos estão alinhados no sentido de apoiar e fortalecer a saúde básica em todo o Piauí.

“A Sesapi apoia as políticas desenvolvidas pelo Ministério da Saúde e faz o elo com os municípios para fortalecer a saúde no Piauí. Atuamos no apoio à logística, oferecendo hospedagem e alimentação aos médicos durante o treinamento esta semana, e organização da acolhida. Estamos alinhados com o programa para melhorar a saúde, principalmente, no interior do Estado”, esclarece o coordenador.
Oeiras, cidade localizada a 313 quilômetros da Capital, receberá uma médica. A secretária Municipal de Saúde, Auridene Freitas  afirma que das 11 das 14 equipes de PSF do município têm médicos. “A população está ansiosa para receber a profissional. Inicialmente, iremos apresentar a equipe para que ela possa montar o seu plano de trabalho. O município precisa. Temos duas equipes em aberto na zona urbana e uma na zona rural, por isso, vamos continuar solicitando mais médicos nos próximos ciclos”, ressalta.

Médica há 25 anos, Élsia Duani diz estar ansiosa para chegar em Oeiras. “Eu gosto de trabalhar com atenção primária. E o povo brasileiro necessita. Estou muito contente”, destaca a profissional de saúde. Já o clínico geral Geordanis Orpe Perez vai para Pedro II. O médico atua há 19 anos, sendo que sete foram de trabalho realizado na Venezuela. "Vou trabalhar para ajudar as pessoas que precisam de ajuda no município. Acho que todas as pessoas precisam de atenção médica. Estou aqui para isso", frisa Perez.
Além de Oeiras e Pedro II, Barras, Corrente, Cocal, Paulistana, Pio IX, União, José de Freitas, Esperantina, Luís Correia, Luzilândia, Parnaíba, São João do Piauí, São Miguel dos Tapuios e Miguel Alves também receberão profissionais do Programa Mais Médicos, do Governo Federal.