|

21% dos piauienses têm pressão alta e maioria não sabe da doença


Hoje é o Dia Nacional de Combate a Hipertensão e para lembrar este dia está sendo realizada desde ontem, uma série de atividades que chamam atenção das pessoas para a necessidade de prevenir e combater essa doença. Hoje acontece o Dia “D”, no anexo do Hospital Nathan Portella, com aferição da pressão e distribuição de material educativo.

Os últimos dados divulgados pela Vigilância de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigetel), em 2010, mostram que no Piauí, a prevalência (autorreferida) de hipertensão arterial na população a partir dos 18 anos é de 21%. Esses dados evidenciam que as ações de prevenção e controle devem envolver todas as fases da vida, para assim se conseguir uma vida longa ativa e saudável.

“Hoje nós já percebemos uma maior conscientização da população. As pessoas estão procurando mais o médico, já dão mais importância à alimentação saudável, à prática de exercício e isso é importante para que essa doença seja combatida. Nós também estamos procurando fazer nossa parte. Estamos realizando sempre a capacitação de profissionais para que eles possam lidar com esse tipo de paciente, sobretudo no interior do estado”, disse o coordenador de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso da Sesapi, Danilo Martins.

Na manhã de ontem, foi realizada um palestra no Centro Social Pedro Arrupe, no Bairro Vermelha, zona Sul de Teresina. Já hoje, durante as atividades realizadas no Hospital Nathan Portela, haverá aferição de pressão arterial e distribuição de material informativo. Depois disso, no turno da tarde o público será atendido na Ponte Estaiada, com direito a aferição da pressão, distribuição de material informativo e dicas de médicos cardiologistas e acadêmicos de medicina.








fonte:meionorte